História, perguntado por evellyn93, 1 ano atrás

Qual a importância do Rio Nilo para formação da civilização egipcia

Soluções para a tarefa

Respondido por QueziaCS
352
Uma resposta curta:  importância do nilo para a civilização egipcia foi de suma importância para o desenvolvimento da civilização egípcia, visto que esses povos habitavam uma área desértica e de clima seco.

Uma resposta longa: 
 O Nilo é um rio africano formado pela confluência de dois outros rios, o Nilo Branco (Bahr-el-Abiad) e o Nilo Azul (Bahr-el-Azrak). O Nilo Branco é formado principalmente do degelo do Monte Heha, que se torna um curso de água no Burundi com nome de Kagera e desagua no lago Vitória, de onde nasce o Nilo Branco. O Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) nasce no lago Tana (Etiópia), confluindo com o Nilo Branco em Cartum, capital do Sudão. O Nilo desagua no mar Mediterrâneo, no Egito, e sua bacia hidrográfica abrange 3 milhões de km²,. Foi revelado em uma pesquisa recente que o Nilo é o segundo maior rio do mundo em extensão com 6695 km, perdendo apenas para o Rio Amazonas, no Brasil, que tem 6868 km. 

O Nilo, desde tempos imemoriais, é a base de tudo para as populações ribeirinhas a ele. Era o Nilo que fornecia a água necessária à sobrevivência e do plantio do Egito. No período das cheias, as águas do rio Nilo transbordam o leito normal, cerca de 20 km, e inundam as margens, depositando aí uma camada riquíssima de húmus, aproveitada com sabedoria pelos egípcios. Tão logo o período de enchente passa, aproveitam ao máximo o solo fértil para o cultivo. Atualmente, o Nilo garante a sobrevivência de um décimo da população africana.

evellyn93: Muito obrigada mesmo
evellyn93: Muito obrigada mesmo
evellyn93: Muito obrigada mesmo
evellyn93: Muito obrigada mesmo
Respondido por polianafferreira
209

Oi!


O Egito era dominado pelo Deserto do Saara, o que dificultava a vida humana e tornava quase impossível manter uma civilização com grandes vilas e cidades. Contudo, atravessando o deserto tem-se o estreito e longo  Rio Nilo, o segundo maior do mundo.

Esse rio proporcionava água para a população do Antigo Egito e, em suas cheias anuais eram depositados em suas margens uma grande quantidade de material orgânico, com nutrientes importantes para que a agricultura se desenvolvesse, garantido assim a alimentação de rebanhos e da população egípcia e cuxita.

Isso permitiu ainda o desenvolvimento comercial e econômico dessas civilizações. 


Bons estudos!

Perguntas interessantes