qual a importância do período monastico
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
nota-se o despertar de uma atenção especial, ou pelo menos, uma curiosidade e uma consequente procura de conhecimentos relacionados ao modo de viver dos monges* e sobretudo aos seus lugares de habitação, tanto os grande mosteiros como pequenas ermidas. Buscam-se informações não apenas sobre os fatos e histórias de um passado distante, mas sobretudo sobre a vida dos monges e monjas nos tempos que correm.Tornam-se mais conhecidas as formas de vida dos monges em seus mosteiros tanto em países do ocidente como também naqueles países distantes do extremo oriente, com suas regiões sempre misteriosas, das grandes montanhas ou imensos desertos. Quem não se espanta e se interroga sobre o significado daqueles enormes mosteiros nas montanhas do Tibet ou então daqueles minúsculos eremitérios quase se despencando nas falésias junto ao mar nas encostas do Monte Athos?
Muitos, ao lado da curiosidade que manifestam pelos fenômenos do monaquismo, sentem-se também atraídos por um questionamento: “mas por que viver, ano após ano, nessas condições de extremo isolamento e radical desapego das facilidades mais fundamentais de uma vida humana? Que sentido encontram esses homens e mulheres que os torna capazes de dedicar toda a sua vida ao amor de Deus, em contínua oração e a serviço daqueles homens que precisamente os desprezam?”
Trata-se de algo somente compreensível para quem foi tocado pelo Amor de Deus. O monaquismo não pode ser um fenômeno meramente humano e sociológico. Nos corações dos monges existe uma chama que os queima interiormente e que só Deus pode acender. Por este motivo esses homens e mulheres até mesmo inconscientemente se tornam testemunhas vivas do Absoluto.
Nó os encontramos em todas as religiões, desde .... do Bramanismo e do Budismo do extremo Oriente, até às comunidades dos filósofos da Grécia, da Capadócia, dos filhos da Aliança da Síria, e dos monges de Qunrâm do Judaísmo da era helenística e romana.
Perguntas interessantes