Qual a importância do pantanal e dos manguezais para a sobrevivência de muitas especies?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
HOME
educação sem fronteiras
ALUNOS
a faculdade ao seu alcance
PROFESSORES
agilize seu trabalho
COLÉGIOS
planos diferenciados
BLOG
cultura e blog
ENTRE EM CONTATO
tire suas dúvidas
MANGUEZAIS - PANTANAL
HOMEENSINO MÉDIOBIOLOGIAECOLOGIAMANGUEZAIS PANTANAL
Manguezais
Os manguezais (mangues) constituem biomas litorâneos, com vegetação arbustiva e onde o solo é salgado e lodoso. São formados na desembocadura de rios e nos litorais protegidos da ação direta do mar – como baías de águas paradas ou litorais guarnecidos por diques de areia. Quando a maré sobe, o mangue é inundado com água salobra.
Na costa brasileira, os manguezais só não aparecem nas regiões de litoral rochoso. São bem desenvolvidos no Paraná, em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Pará e no Amazonas. Atuam como berçário para as espécies marinhas, abrigo seguro para as terrestres, principalmente aves, e depurador da poluição que chega pelos rios do continente. Somam 25.000 km2 e representam 12% da área ocupada por mangues no mundo e são mais abundantes entre os estados de Santa Catarina e Maranhão.
Os manguezais podem penetrar vários quilômetros no continente, acompanhando o curso dos rios, cujas águas misturam-se com o mar durante as marés cheias. Mangues internos ocorrem no litoral sul de São Paulo – Cananeia – e no litoral norte – regiões de Ararapira e do Parque Nacional do Superagui.
As características principais desse bioma são devidas ao solo – edáficas – sendo pouco afetado pelo clima. O solo apresenta areia fina e lodo, com teor variado de sal, em função da proximidade e contato com a água do mar. Seu solo é pobre em oxigênio – está continuamente alagado – permitindo sobrevivência apenas de bactérias anaeróbicas produtoras de gás sulfídrico (H2S), o qual deixa um odor característico (ovo podre!).