Qual a importância do impressionismo para a história da arte?
Soluções para a tarefa
Resposta:pet 7
semana 1
01- O movimento é considerado o marco inicial da arte moderna, pois foi fundamental para alterar a construção do mundo na arte, com um novo olhar e quebrando regras da tradição clássica.
02- • Registro das tonalidades das cores que a luz do sol produz em determinados momentos.
• Figuras sem contornos nítidos.
• Sombras luminosas e coloridas.
• Misturas das tintas diretamente na tela, com pequenas pinceladas.
03- A escolha do nome impressionismo se deu como resposta a obra Impressão, Nascer do Sol, de Monet, que usava o termo impressionismo de modo pejorativo.
04- Os artistas procuravam uma expressão artística que estivesse focada nas impressões da realidade em detrimento da razão e da emoção.
Como perceberam a fonte das cores nos raios solares, buscaram captar a mudança no ângulo dos mesmos e na implicação disso na alteração de cores
05- Procuravam também realizar as misturas cromáticasna própria tela, fixando as tintas em pequenas manchas de cor. Isso porque a luz para os impressionistas construía a forma, captava a mesma paisagem nos diversos momentos do dia e nas várias estações do ano.
semana 2
01- A eclosão das duas guerras mundiais e seus avanços tecnológicos, o surgimento de novas teorias, tais como a Psicanálise e a Teoria da Relatividade, o nascimento do cinema, a popularização da fotografia e a eletricidade são apenas algumas dessas transformações do século XX
02- • Liberdade de criação: permitiu aos artistas a influência de vários movimentos em uma obra.
• Novas concepções de espaço: sem a preocupação de retratar a realidade de modo fidedigno, os artistas passaram a explorar novos pontos de vista em seus trabalhos.
• Maior valorização da criação artística em detrimento do tema: para os artistas modernos passa a ser apenas um pretexto para a criação e não o seu fim.
• Novas experimentações técnicas e de materiais: como por exemplo, o uso de colagens.
• Povos não europeus incorporados como referências artísticas: contemplando a arte africana e oriental, por exemplo.
03- O Fauvismo tem como uma das suas principais características a expressão pictórica, isto é, a representação da aparência visual do sujeito. Nesse movimento, as cores são usadas com intensidade e as formas são simplificadas.
Considerado um dos movimentos menos engajados em temas sociais ou políticos, eram temas recorrentes no Fauvismo sentimentos como alegria e contentamento, sempre com enaltecimento das cores puras.
semana 3
01- Os artistas cubistas buscaram novas maneiras de retratar o mundo a sua volta, com grande valorização das formas geométricas e retratando pessoas e objetos de modo singular: partidos, em múltiplas dimensões ou em ângulos inusitados, refletindo os diversos pontos de vista de observação do artista.
02- O Futurismo tinha como principal característica a defesa do novo e via na guerra e na violência seu motor de propulsão.
Nesse movimento artístico, a arte tipográfica ganhou espaço enquanto Filippo Marinetti, responsável pelo Manifesto Futurista, se identificava com os ideais fascistas do período.
03- Essa corrente artística buscou a expressão emocional de seus artistas já cansados do tradicionalismo acadêmico.
Dessa maneira, esses artistas procuraram se expressar alterando princípios convencionais da arte em suas visões particulares de mundo, carregados de dramaticidade.
4) (só desenhar)
semana 4
01- O Dadaísmo foi o movimento cultural que ocorreu depois da Primeira Guerra Mundial na Europa e nos EUA e pregava a “antiarte”. O Dadaísmo, ou Dada, foi um movimento e fenômeno cultural que ocorreu de 1916 a 1922 em alguns países da Europa e nos Estados Unidos.
02- O Movimento Surrealista que surgiu em Paris em 1924, não se preocupava com padrões estéticos, lógica, razão ou questões sociais.
O foco desses artistas estava nos sentimentos íntimos de cada artista, assim, as obras que reúnem técnicas das mais diversas em telas que fogem à lógica, eram, na verdade, representações de seus universos particulares.
03- O termo “abstrato” é usado para designar obras de arte que não possuem relação direta com a realidade dos objetos, podendo ser manchas, linhas, cores ou formas indefinidas.
Os artistas abstracionistas afastaram-se da percepção da arte tradicional, criando obras nas quais não identificamos de forma imediata o que está sendo representado.