Qual a importância do estoque no supermercado?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Antecipação de demanda
Esta é uma das práticas mais importantes: um supermercado deve prever demandas de produtos específicos em determinados momentos do ano. Nesse sentido, é preciso criar e manter o sistema de inventário, levando em consideração as demandas reais e previstas.
Um simples histórico de vendas dos produtos — tendo como base a mesma época de anos anteriores — será uma valiosa fonte de informação.
A dica é analisar e cruzar os dados sobre as suas vendas para compreender como seu público se comporta. Para não fazer interpretações equivocadas, considere todos os fatores que possam explicar “pontos fora da curva”.
Acompanhamento do sistema
Em seu negócio, deve existir um mecanismo de acompanhamento constante de quantidade em estoque. O supermercado deve saber com precisão a escala de mercadorias armazenadas, atualizada em tempo real.
Qualidade de armazenagem
É necessário que a área separada para estoque possa mantê-lo em boas condições. Produtos desperdiçados geram perdas de oportunidades e receitas. Para garantir essa qualidade, é preciso ter organização.
Por que um bom sistema de gestão é necessário?
Garante que o supermercado ofereça o que o cliente procura
A procura por determinadas mercadorias não será a mesma durante todo o ano. Ao decorrer dos meses, por exemplo, diferentes estações e datas comemorativas trazem a demanda por produtos específicos.
Se o cliente for ao supermercado para comprar algum item e não o encontrar, essa venda não acontecerá mais. Isso deixa claro que ter as mercadorias também significa garantir vendas, faturamento e até fidelização de consumidores.
Essa falha dentro das empresas chama-se ruptura de estoque. Nesses casos, a perda de receita não é somente com o produto em falta, mas pode incluir todos os outros que o cliente poderia levar. O planejamento eficaz garante que, durante os períodos sazonais, seja cumprido o atendimento integral da demanda. Ou seja, o cliente encontra o produto que precisa, ao mesmo tempo em que o supermercado evita excessos.
Explicação: