qual a importância do espaço cênico no palco arena
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dois elementos são absolutamente indispensáveis à existência do teatro: ator e público. O espetáculo é uma decorrência natural do encontro de ambos no mesmo espaço, que pode ser um canto de praça, um auditório de escola, um salão de clube ou, até mesmo, um palco especialmente construído e dotado de recursos técnicos apropriados à encenação. Curioso observar, na história do teatro, que o espaço cênico foi sofrendo modificações à medida que foi absorvendo as contingências sociais de cada época, as novas conquistas da técnica etc.
 O lendário carro de Téspis, na Grécia mitológica, sugere-nos um espaço cênico de forma circular, com o ator no centro, sobre o tablado improvisado, com o público à sua volta... Graficamente o teatro primitivo deveria ser mais ou menos assim:

A necessidade de um anteparo que pudesse projetar as vozes dos atores e escamotear a entrada ou saída das personagens teria gera¬do o espaço cênico que os antigos gregos adotaram:
Essa forma serviu aos gregos até aproximadamente 400 a.C.. Arquibancadas - a principio de madeira e, depois, de pedra - circundavam uma arena onde o coro das tragédias evoluía, cantando e dançando. Uma plataforma era reservada à atuação dos atores, que dialogavam com o coro à sua frente.

Quando os romanos invadiram a Grécia, apaixonaram-se pelo teatro que ali se produzia e adotaram, com pequenas adaptações, o seu palco:
A Idade Média, que sobreveio, abandonou essa construção, desenvolvendo um tipo de espetáculo místico, de intenções edificantes, e que era encenado num longo tablado dentro das catedrais, a princípio, e nas praças públicas, logo a seguir. Os cenários eram simultâneos e fixos.

A platéia é que se deslocava de uma cena para outra. No final da Idade Média, as idéias do Humanismo trouxeram de volta a cultura clássica, e ocorre, então, o Renascimento, retomando os modelos greco-romanos. O novo espaço cênico passa a ter estas características:

Século XVII corresponde o Barroco, período em que o teatro adotou um espaço cênico em forma de ferradura, com as extremidades voltadas para o palco e vários níveis de platéia.

Na Inglaterra surgiria uma nova forma de espaço cênico, que ficou conhecida como Palco elisabetano, referência à Rainha Elisabete, que reinava então. Esse foi o teatro de Shakespeare:
A forma de ferradura desenvolvida no Barroco permaneceu mais ou menos intactos pêlos séculos XVIII e XIX, No século XX ainda permanecem sob o nome de palco italiano. O mundo contemporâneo trouxe importantes inovações no campo da iluminação, da cenografia e do figurino. Também do espaço físico:

Paralelamente, outras tendências dão preferência a um espaço cênico capaz de provocar o envolvimento e a intimidade com o público. Notem como esta forma de teatro, chamado de arena, lembra muito o teatro primitivo de Téspis e sua carroça