Qual a importância do coronelismo para a política dos governadores?
Oi galera, alguém me ajuda?
Soluções para a tarefa
O coronelismo foi prática comum no Brasil durante a República Velha e permitiu o fortalecimento das oligarquias e também a opressão da população através da força dos coronéis.
Resposta:
A Política dos Governadores era alimentada pelo coronelismo, pois nem todos os coroneis eram políticos, e esses conseguiam que os eleitores apoiassem os canditados que aceitassem deixar a autonomia para os coroneis.
Resumindo, o coronelismo era o que fazia com que os políticos conseguissem os votos. Durante o governo do paulista Campos Salles (1898-1902) o poder federal uniu-se às oligarquias estaduais concentrada nas mãos dos latifundiários. O intuito era estabelecer uma relação amistosa entre as partes.
Dessa forma, a troca de favores era clara: o governo federal concedia poder e liberdade política e ainda benefícios econômicos para as oligarquias estaduais.
Em troca, favoreciam a escolha dos candidatos por meio do voto aberto, comandadas e manipulada pelos coronéis, os quais representavam a força local.
Com isso, fica claro que as elites locais dominavam a cena política e econômica dos estados, sendo monopolizada por famílias nobres e muitas vezes comandadas pelos coronéis.
Esse movimento ficou conhecido como "coronelismo", em que eles partilhavam a metodologia do voto de cabresto (voto aberto). Isso viabilizou a corrupção desde fraudes eleitorais e compra de votos. Ademais, o aumento da violência por meio da dominação dos coronéis nos denominados “currais eleitorais”.
Através da “Comissão Verificadora dos Poderes”, a legitimação dos governadores eleitos nos estados era manipulada.
Explicação: espero ter te ajudado , agradeça aminha resposta ( ou clica no coração ) isso me ajudaria muito , beijinhos<3