Pedagogia, perguntado por geisielibalog, 11 meses atrás

qual a importancia do conhecimento cientifico para efetivacao do aprendizagem dos alunos ?

Soluções para a tarefa

Respondido por esterdevol15
1

Olá!

A Importância  da Afetividade para o Processo Ensino e Aprendizagem dos Alunos pela necessidade da adoção de estratégias pedagógicas que

facilitem o processo ensino-aprendizagem e de conhecer as dificuldades

apresentadas pelos alunos. Deverá ser oportunizado aos alunos uma relação  dialógica, promovendo a busca para a socialização. Através disto, criar possibilidades  reais de aprendizagem; estabelecendo um vínculo afetivo entre professor e aluno.

O processo de apreensão do conhecimento destes alunos não se diferencia dos  demais educandos, porém a estratégia pedagógica desenvolvida pelo professor que

será o diferencial. A partir desse pressuposto, faz-se necessário questionar:

 Como o aluno assimila o processo ensino-aprendizagem?

 O professor estabelece o vínculo afetivo com seus alunos?

 A metodologia adotada pelo professor está condizente com as  necessidades do aluno?

A partir destas considerações surge à necessidade de buscar o enriquecimento

teórico para suprimir as problemáticas levantadas.

No ambiente escolar constata-se que a formação do educador e o seu conhecimento científico a respeito do  assunto tornam-se essenciais. Da mesma  sorte, sua capacitação pedagógica no exercício docente possibilitará uma  educação adequada (CUNHA, 2013, p.25).

É necessário tomar o conhecimento científico e a formação do professor como  essencial para o desenvolvimento da aprendizagem significativa. O professor deverá  conhecer seu aluno, afetos e interesses, a partir daí adotar estratégias e metodologias  que ajudarão o aluno na realização das atividades propostas.

O comprometimento dos professores com todos os envolvidos no processo de  aquisição do saber é essencial para sua formação. O envolvimento e busca de  estratégias pedagógicas que possam atender as necessidades específicas de cada  aprendiz, perceber a especificidade e singularidade de cada caso.  Eles promovendo ações e encaminhamentos, são desafios e procedimentos inerentes  à sua função.

Os alunos precisam encontrar no ambiente escolar, um espaço atraente e  adequado para suprir suas necessidades, tristes ou alegres, concentrados ou não,  dispersos ou apáticos eles precisam estabelecer vínculos afetivos. Este deve ser o  momento propício para ensinar e aprender, que somados os saberes, professores e  educandos, gradualmente, irão apropriando o conhecimento.

Diante todas as considerações sobre a formação do professor, os anseios e  angústias para atender todos os alunos, sem distinção, e promover uma educação de  qualidade, faz-se necessário considerar como se dá o processo de aquisição do  ensino-aprendizagem pelos alunos. É oportuno  lembrar:

É a constituição da aprendizagem no campo  pedagógico. Em muitos casos, trata-se do início da comunicação, da  interação entre professor e aluno (2013, p.126).

Dessa forma, vale refletir acerca da necessidade da elaboração de atividades  pedagógicas funcionais nas quais o aluno encontre sentido para aprender. O  professor como mediador do processo deve observar as características dos seus  alunos e criar situações estimulantes de aprendizagem.

Podemos dizer que ainda que seja apenas pelo olhar ou pelo toque, surgem as primeiras  respostas ao trabalho escolar. É relevante lembrar que, mesmo não havendo  verbalização, o comportamento é uma forma de expressão, com significados  que não podem ficar despercebidos (CUNHA, 2013, p. 126).

Primeiramente o professor tem que conhecer o aluno e identificar suas  habilidades e dificuldades como foco inicial. A partir daí, o professor tem que transmitir  confiança e estabelecer uma relação dialógica. A interação entre professor e aluno, o  vínculo afetivo, são condições essenciais para a condução do trabalho pedagógico.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes