Qual a importância do Censo Demográfico do IBGE, realizado a cada dez anos, para compreender
as características da população?
por favor uma resposta completa
Soluções para a tarefa
Resposta:
A grande operação censitária tem por objetivo fornecer um retrato detalhado de vários aspectos da população brasileira como educação, saúde, moradia, trabalho e condições de vida. Avalia as mudanças ocorridas em 10 anos e permite comparar dados e entender a evolução de indicadores sociais, por exemplo.
Os dados do censo são instrumentos essenciais para:
Subsidiar políticas públicas, orientar o planejamento da gestão e orçamentos governamentais. Os dados permitem aplicar os recursos públicos nas áreas prioritárias.
Serve de referência para a tomada de decisões de investimentos do setor privado, pois fornecem informações sobre o mercado consumidor, poder de compra, localização do público-alvo, e outros.
É um fornecedor de informações indispensáveis há uma grande quantidade de estudos e pesquisas científicas das áreas econômicas, educacionais, de saúde, sociais e muitas outras.
Com as informações obtidas pelo censo demográfico é possível obter informações sobre a população total por sexo, por idade, a distribuição da população no território.
O Censo também é fonte de dados que fornecem referências para o planejamento e execução de políticas e investimentos que levem em conta a taxa de natalidade, fecundidade e mortalidade, o tipo e as condições das habitações, o nível de instrução e até indicadores sobre trabalho e rendimento da população.
(acho que é so isso rs)
espero ter ajudado♡
Resposta:
Oii td bem?
Explicação:
O primeiro recenseamento da população do Brasil foi efetuado em 1808, visando atender especificamente a interesses militares, de recrutamento para as Forças Armadas, o que enseja suspeitas de que seus resultados tenham ficado aquém da realidade, seja em razão da natural prevenção do povo contra as operações censitárias, seja, principalmente, em razão de seus objetivos. Para efeito de registro histórico, porém, em virtude de sua maior complexidade e, sobretudo, do controle a que foi submetida toda a operação, o recenseamento realizado em 1872, denominado Censo Geral do Império, é considerado o primeiro efetuado no País, tendo sido conduzido pela então Directoria-Geral de Estatística.