História, perguntado por geovanasilva2113, 8 meses atrás

qual a importância do cargo de presidente da província?​

Soluções para a tarefa

Respondido por larii435
1

Resposta: No transcorrer do tempo, o cargo correspondente ao do atual "governador" teve distintas denominações oficiais:

Dos primórdios da colonização portuguesa até 1821: donatário e capitão-mor.

O sistema de sucessão era hereditário, passando automaticamente de pai para filho, constituindo oligarquias locais, cujos chefes eram conhecidos como senhor de engenho.

Período transitório entre colônia e império, de 1821 a 1824: "governador".

Período imperial, de 1824 a 1889: presidente de província.

Em 28 de fevereiro de 1821, as capitanias tornaram-se províncias, e assim permaneceram durante todo o período imperial brasileiro. Seus governantes - denominados "presidentes de província" - eram nomeados diretamente pelo Imperador do Brasil (de acordo com a constituição brasileira de 1824 no seu artigo 165), aconselhado pelo partido que estivesse no poder (o Partido Conservador ou o Partido Liberal). O presidente da província não tinha um mandato, podendo ser exonerado ou pedir afastamento à revelia. Principalmente devido a esta possibilidade concreta de falta do dirigente diretamente subordinado ao imperador e seu ministério, eram escolhidos, pela Assembleia Local, vice-presidentes de província, teoricamente aptos a exercer interinamente o cargo vago até que novo presidente fosse nomeado por Carta Imperial e assumisse o cargo.

Governador é o cargo político que representa o poder da administração estadual e a representação do Estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas, defendendo seus interesses junto à Presidência e buscando investimentos e obras federais. O governador do Distrito Federal, por ser um caso singular (município neutro), exerce certas funções que são cabíveis ao prefeito.

Att: Larii

Explicação: Espero ter ajudado :)

Bons Estudos!

Perguntas interessantes