qual a importância do café para a economia brasileira e quais acordos resultaram da política da valorização do café
Soluções para a tarefa
além de ter uma grande capacidade geradora de empregos e de ser importante fator de fixação de mão-de-obra na zona rural. No Brasil, para cada hectare de café plantado, são gerados aproximadamente 2,3 empregos diretos e pelo menos 4 indiretos. O parque cafeeiro no Brasil é de aproximadamente 3,5 bilhões de covas, em área superior a 2,3 milhões de hectares. Cerca de 80% do total produzido é de cultivares da espécie Coffea arabica ('café arábica') e os 20% restantes da espécie C. canephora ('café robusta').
Resposta:
Bom Dia :)
O café era o principal produto de exportação no Brasil.O café começou a despontar como principal produto de exportação brasileiro entre as décadas de 1840 e 1850, que fez com que o país alavancasse a economia externa e internamente, despertando um potencial consumidor, logo, foi essencial na formação do Estado nacional pois delineou o processo econômico por mais de um século.
O capital provindo das exportações do produto foi investido na organização do exército que reprimiu revoltas populares e separatistas durante o período Imperial. Durante o Segundo Reinado, o café se tornou símbolo de riqueza e seu sucesso de vendas garantiu que o Brasil não se fragmentasse em diversos territórios.
A elite cafeicultura do Sudeste acumulou dinheiro e com todos os recursos investiu em meios de transporte (ferrovias) para transportar o café, em infraestrutura que foi importante para a industrialização, organizou estruturas administrativas e burocráticas, enfim, foi essencial para o desenvolvimento e influenciou no desencadear dos acontecimentos conseguintes, de formação da República do Café com Leite.
Espero ter ajudado... Bjs :*)