Geografia, perguntado por Natalia3101, 9 meses atrás

Qual a importância do Brasil ser cortado por duas linhas imaginárias?

Soluções para a tarefa

Respondido por talidiniz
1

Resposta:

Com fins de organização do espaço global, foram criadas linhas imaginárias sobre o globo terrestre, a exemplo da Linha do Equador. Essas marcações imaginárias são divididas em paralelos e meridianos.Ambas possuem funções específicas acerca dos conhecimentos que se tem do planeta, pois através de seu entrecruzamento, torna-se possível conhecer a localização de um dado ponto sobre a superfície terrestre, a chamada coordenada geográfica.O Meridiano de Greenwich e a Linha do Equador são as duas linhas imaginárias centrais que delineiam todas as demais.

Índice

A Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich

Definição da Linha do Equador

Lugares do mundo cortados pela Linha do Equador

Clima equatorial

Exercícios resolvidos

A Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich

As linhas imaginárias são marcações criadas pela humanidade na superfície da Terra com a finalidade de facilitar o conhecimento sobre as diversas partes do globo. Essas linhas são dispostas tanto em sentido vertical, quanto em sentido horizontal, e abarcaram toda superfície do planeta.

Para a demarcação deste Sistema de Coordenadas Geográficas, são utilizadas como base a Geometria esférica e o Eixo de rotação da Terra. Para o conhecimento da Terra são necessários pontos básicos de referência, sendo eles os polos no caso dos meridianos e a circunferência central terrestre no caso dos paralelos.Meridianos

As linhas que cruzam o globo verticalmente são denominadas de meridianos, passando longitudinalmente pelo centro da Terra e pelos polos terrestres.

Existe um meridiano central denominado de Meridiano de Greenwich, o qual corresponde ao meridiano de 0º de longitude. Os meridianos somam 180º para Oeste e para Leste, e fecham a circunferência terrestre com os antimeridianos. Assim, completando os 360º da circunferência terrestre.

Paralelos

As linhas que cruzam a Terra horizontalmente são os paralelos, os quais tomam a Linha do Equador como ponto central, correspondendo ao paralelo de 0º de latitude. Entre a Linha do Equador e cada um dos polos, Norte e Sul, existem 90º de latitude.

Existem ainda outros importantes paralelos, como o Trópico de Capricórnio no Hemisfério Sul e o Trópico de Câncer no Hemisfério Norte. E ainda, o Círculo Polar Ártico no Hemisfério Norte e o Círculo Polar Antártico no Hemisfério Sul.A partir do entrecruzamento entre um paralelo e um meridiano, é possível se conhecer um ponto exato sobre a superfície terrestre, com base na coordenada geográfica.

Definição da Linha do Equador

A Linha do Equador foi definida tendo-se como base a interseção da superfície terrestre com o plano que contém seu centro, sendo assim perpendicular ao seu eixo de rotação.

Por conta da dinamicidade, a linha foi definida socialmente por uma convenção de proximidade, embora não seja exatamente precisa em seu traçado. Estima-se que o Equador tenha um raio de aproximadamente 6.380 km, e um total de 40 mil quilômetros de extensão.

A Linha do Equador divide (ainda que de forma imaginária) o globo em duas partes, sendo elas o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul.

Principais paralelos

Principais paralelos que cortam o globo terrestre:

Círculo Polar Ártico (66° 33 N)

Trópico de Câncer (23° 27 N)

Equador (0°)

Trópico de Capricórnio (23° 27 S)

Círculo Polar Antártico (66° 33 S)

A Linha do Equador é o elemento central em relação a distribuição dos paralelos no globo, a qual corresponde ao paralelo de 0º de latitude. A partir da Linha do Equador, estendem-se 90º para Norte e 90º para Sul, até chegar aos polos. Diferentemente dos meridianos, que são semicírculos, os paralelos são circunferências completas que se estendem horizontalmente pelo glob

Explicação:

Perguntas interessantes