Qual a importância do Brasil fazer parte dos BRICS? *
A) O aumento das relações entre os países-membros é bastante favorável à economia do Brasil. Além do aumento das exportações, a aproximação com o BRICS reduz a dependência em relação às economias desenvolvidas, especialmente dos Estados Unidos.
B) O aumento das relações entre os países-membros é bastante desfavorável à economia do Brasil. Isso porque une o Brasil a outros países pouco desenvolvidos.
C) O aumento das relações entre os países-membros é bastante favorável à economia do Brasil. Isso pelo fato dos Estados Unidos fazer parte desse acordo.
D) O aumento das relações entre os países-membros é bastante favorável à economia do Brasil. Por apenas ser um bloco econômico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O diretor do Centro de Cooperação do Brics da Beijing Normal University, professor Wang Lei, também avaliou como importante o bloco das economias emergentes na retomada do crescimento do Brasil.
“O Brics é uma plataforma muito importante para o Brasil recuperar sua economia assim como para participar na governança econômica global. Todos os membros são mercados enormes, especialmente China e Índia com uma grande população. Esses dois países ainda têm um acelerado crescimento econômico e precisam de matéria-prima, recursos naturais e alguns produtos industrializados”, disse o analista chinês.
Wang Lei acredita que o Brasil está na direção correta ao implementar “profundas reformas econômicas” e abrir concessões em aeroportos e portos. “Alguns países, como a China, têm grandes reservas internacionais e o Brasil pode se beneficiar ao abrir seu mercado para o investimento externo em setores como agricultura, petróleo, minério e infraestrutura”.
O especialista chinês disse, no entanto, que há desafios para a cooperação entre os membros do Brics por causa da competição por mercados domésticos e externos. Ele citou, como exemplo, a concorrência em produtos manufaturados, como automóveis, entre China e Brasil na América Latina.
Resumindo o BRICS é importante para retomada da economia Brasileira