Qual a importância do bilhete do líder Samuel Maherero?
ME AJUDEM
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em 2 de janeiro de 1904 estourou uma revolta do povo banto dos hereros contra os colonizadores alemães no então Sudoeste Africano Alemão, a atual Namíbia. A resposta de Berlim foi o genocídio.
A revolta surpreendeu os alemães no Sudoeste Africano Alemão. Durante 20 anos, eles tinham expandido o seu domínio na atual Namíbia usando a tática de alimentar rivalidades entre os povos inimigos dos nama e herero. Mas, desta vez, eles próprios foram as vítimas. Os revoltosos, liderados pelo cacique Samuel Maharero, matavam todo alemão que pudesse portar uma arma.
Os hereros viviam basicamente da pecuária. Passo a passo, o orgulhoso povo de pastores perdeu seus campos para os colonizadores alemães. Às vezes na base de negociações, mas frequentemente também por meio de falcatruas e violência.
A situação chegou a um ponto em que o cacique dos hereros, Samuel Maharero, conclamou seu povo e outras tribos a resistirem à dominação alemã. Numa carta ao líder nama Hendrik Witbooi, ele escreveu: "Toda a nossa subserviência e paciência em relação aos alemães não nos trouxe vantagens. Por isso, faço um apelo, meu irmão, para que participes da nossa revolta, de modo a toda a África levantar suas armas contra os alemães".