Português, perguntado por frigideira90, 9 meses atrás

Qual a importância do Barroco em Portugal?

Soluções para a tarefa

Respondido por beaaugusto2005
1

Resposta:

O estilo barroco desenvolveu-se em Portugal entre 1580 e 1756. Em 1580, Portugal perdeu a sua autonomia como país, passando a integrar uma união dinástica com o reino espanhol. Em 1756 funda-se a Arcádia Lusitana – uma academia poética -Tem início um novo estilo: o Arcadismo.

ortugal encontra-se nesta época em profunda crise política, económica e de identidade social; provocada principalmente pela perda do trono para Filipe II de Espanha. A nobreza abandona as cidades, saindo para o campo, levando pequenas cortes consigo, desta forma tentando preservar a identidade sócio-cultural portuguesa. Fechados às influências de Espanha, encontram-se também fechados ao mundo. É nesta época que nasce a Arquitectura Chã.

O centro de riqueza da época era a produção artística, ligada à igreja, concentrou-se. O arquiteto, entalhador e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foi o grande representante dessa tendência nas artes plásticas, o estilo rococó predominava em suas esculturas de materiais típicos nacionais, como a madeira e pedra-sabão.

O Barroco como estilo arquitectónico exige dinheiro que Portugal não tinha, após a perda do nordeste do Brasil para os holandeses e a sua independência para a Espanha. A economia não era sustentável porque grande parte da riqueza nacional baseava-se no ouro e nas pedras vindas do Brasil, com as quais se comprava todos os bens de consumo que não eram produzidos no país. Só no fim do século XVII a crise económica do país melhora, remetendo, no entanto, para uma situação semelhante à do reinado de D. Manuel.

Na continuação da corrente absolutista vivida já no resto da Europa, D. Pedro II depõe o irmão D. Afonso VI, alegando-o incapaz de governar e de comandar o reino de Portugal.

Explicação:

Respondido por FANHIIY09
0

Resposta:

Nesse momento, Portugal era dominado pela Espanha. Escreveram-se oratórias sacras, políticas e sociais, além da poesia religiosa, satírica e lírico-amorosa. Teve como expoente o PE. Antonio Vieira, que também escreveu em terras brasileiras e representa com clareza os moldes do conceptismo (ou que vedismo), que é uma vertente do barroco (ou seiscentismo, como alguns denominam).

Perguntas interessantes