Filosofia, perguntado por fhernandodelima7, 1 ano atrás

qual a importancia do ato moral

Soluções para a tarefa

Respondido por AleNicacio
18

Nossas escolhas, são influenciadas por um conjunto de exigências e prescrições que reconhecemos como válidas. O Ato Moral é construído de dois aspectos, o normativo que consiste nas normas e regras que enunciam o "dever ser", e o fatual que são os atos humanos enquanto se realizam efetivamente. Regras como: " Não minta", Não mate" pertencem ao âmbito do normativo. O campo do fatual é a efetivação ou não da norma na experiência vivida. São dois polos distintos, mas inseparáveis. A norma só tem sentido se orientada para a prática e o fatual adquire contorno moral quando se refere a norma. Poe exemplo, diante da norma "Não minta" o ato de mentir é considerado imoral, desde que o indivíduo introjetou e a tornou sua, livre e conscientemente.

O comportamento Moral é consciente, livre e responsável, justamente porque deriva do próprio sujeito que se impõe à necessidade do cumprimento da norma.

A consciência Moral, funciona como um juíz interno que avalia a atuação, consulta as normas, estabelecidas, as interioriza como suas ou não, toma decisões e julga seus próprios atos. O resultado é a obediência à decisão.

Mas isso não significa que não podemos transgredir as normas. Para sermos realmente livres temos que ter a possibilidade de transgressão da Norma mesmo aquela instituída por nós.

Perguntas interessantes