Qual a importância do açúcar na economia colonial??
Soluções para a tarefa
Resposta:
O açúcar foi o produto colonial brasileiro mais importante, a produção açucareira acabou superando em importância a atividade extrativa do pau-brasil, voltando-se exclusivamente para a exportação e, por gerar elevados lucros, comandava a economia colonial.As principais produtoras de açúcar eram as capitanias da Bahia e dePernambuco, mas também era produzido nas capitanias do Rio de Janeiro e de São Vicente.
2- O Plantio da cana de açúcar, e o desenvolvimento da mão de obra escrava africana influenciaram a economia brasileira. Apresente em forma de texto a argumentação para esta afirmação.
Quase tudo no engenho era feito pelo trabalho escravo, por isso dizia-se que os escravos eram as mãos e pés do senhor deengenho. Os escravos eram alojados em uma pequena, suja, baixa e quente senzala com poucas janelas. A senzala era uma construção coletiva e rústica. As camas eram feitas de varas, o chão era de terra batida, os utensílios da cozinha eram feitos de estanho, a roupa feita de algodão grosso. Não havia privacidade para as famílias. Na mesma senzala viviam escravos vindos de regiões diversificadas da África,com costumes, tradições, religiões diferentes.
Na etapa inicial da empresa açucareira, o colonizador utilizou-se do trabalho escravo do indígena, considerando que havia encontrado solução relativamente barata e suficiente para atender a necessidade de mão-de-obra. Entretanto, a partir do início do século XVII, ocorreu uma grande redução da população indígena em consequência das guerras dos colonos contra os índios e das sucessivas epidemias que os vitimavam. Isso, aliado a outros fatores, fez o colono português encontrar uma alternativa que suprisse a necessidade: escravizar os negros africanos. Na verdade, Portugal já escravizara os africanos nas suas ilhas coloniais do Atlântico. No entanto, o principal fator que motivou a escravização dos africanos, segundo Fernando Novais, foi os lucros gerados pelo tráfico negreiro.
Explicação: