Qual a importância de Zuzu para ela ser homenageada por diversas produções artísticas?
Soluções para a tarefa
Zuleika de Souza Netto (1921 - 1976), mais conhecida como Zuzu Angel, foi uma estilista brasileira que ganhou destaque internacional pelo seu trabalho e pela sua luta para encontrar o corpo do filho, morto pelos militares da ditadura militar.
Seu filho, Stuart Jones, era estudante de economia e integrava um grupo guerrilheiro de ideologia socialista, o grupo MR-8. Stuart foi preso, torturado e morto pelo órgão militar Centro de Informações da Aeronáutica, em 1971. Stuart foi dado como desaparecido pelas autoridades.
Zuzu passou a protestar em seus desfiles, com peças fazendo alusão a sangue, prisão e armas bélicas, inclusive nos EUA, país de origem do pai de Stuart. A imprensa americana noticiou por diversas vezes e ela obteve apoio até de celebridades de Hollywood.
Entretanto, em 1976, Zuzu falece em um acidente de carro no Túnel Dois Irmãos. O acidente levanta muitas suspeitas de ter sido provocado. A Comissão Nacional da Verdade em seu relatório final, em dezembro de 2014, considera o seu acidente como provocado, após a análise de uma fotografia da época, no jornal O Globo, em que um falecido coronel do Exército aparecia no local do acidente. Este coronel era reconhecido por presos políticos como agente da repressão e torturador. Hoje o túnel se chama Túnel Zuzu Angel, localizado na cidade do Rio de Janeiro.
Zuzu possui homenagens em livros, música, filme e samba-enredo de carnaval.
A Comissão da Verdade em seu relatório final classificou 434 mortos ou desaparecidos provocados nos 21 anos de ditadura militar no Brasil, de 1964 a 1985.