qual a importância de se verificar a frequência
cardíaca, principalmente durante a realização de um exercício físico?
Soluções para a tarefa
Para obter bons resultados, uma pessoa de 20 anos, por exemplo, deve manter a frequência cardíaca entre 100 e 170 batimentos por minuto (bpm)
É de conhecimento geral, especialmente entre os praticantes de atividade física, que a frequência cardíaca durante o exercício pode ajudar na perda de peso e na queima de gordura. Além disso, o ritmo cardíaco durante o exercício ajuda a determinar se a pessoa é capaz de ir mais longe e alcançar melhores resultados ou se precisa ir mais devagar para não prejudicar a saúde. Portanto, ficar atento aos batimentos do coração é fundamental. Estranhamente, muitas pessoas que se exercitam regularmente ou estão começando a se exercitar não sabem qual é a frequência cardíaca ideal e isso pode interferir no desempenho.
A primeira informação importante é: o número varia conforme a idade, o nível de condicionamento físico, a presença – ou ausência – de condições médicas e o nível de atividade física praticada no momento. Para esclarecer a questão, o site especializado Medical News Today mostra as melhoras formas de acompanhar a frequência cardíaca para que ela não seja muito baixa ou muito alta. Confira.
Idade x frequência cardíaca
A frequência cardíaca máxima é de 220 batimentos por minuto (bpm). Para determinar o valor adequado para um indivíduo de 20 anos, por exemplo, basta fazer o seguinte cálculo: frequência cardíaca máxima – idade (neste caso: 220-20=200). De acordo com a Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês), durante o exercício, a frequência cardíaca deve ficar entre 50% e 85% do valor máximo, levando em consideração a idade. Ou seja, uma pessoa de 20 anos deve manter os batimentos cardíacos entre 100 bpm e 170 bpm.