Qual a importância de oparin e a teoria heterotrófica?Qual a importância do experimento de Pasteur para a derrota da abiogênese?
Soluções para a tarefa
A teoria de Oparin mostrou que os seres vivos evoluíram através de reações químicas: a partir de reações nos oceanos entre substâncias inorgânicas da atmosfera primitiva, surgiram moléculas orgânicas que foram se associando e formando moléculas mais complexas que originaram as células. A teoria heterotrófica mostrou que os primeiros seres vivos eram heterótrofos anaeróbios, que realizavam a fermentação (já que não havia gás oxigênio), que ajudaram a acumular gás carbônico no ambiente que foi aproveitado por alguns seres vivos, que se tornaram autótrofos anaeróbios ao realizar a fotossíntese.
Pasteur provou que mesmo ao aquecer e deixar resfriar o caldo nos frascos com pescoço de cisne (pra não tirar o “princípio ativo” que gerava a vida espontânea) e manter a circulação de ar no frasco (pra não eliminar o “princípio ativo”), depois de alguns dias não houve nenhum sinal de vida surgido a partir do caldo. Só com a quebra do pescoço dos frascos, é que permitiu a entrada e o surgimento dos micro-organismos no caldo. Então derrubou todos os argumentos dos defensores da abiogênese, provando que a vida só surge a partir de outra já existente.