Qual a importância de Oliver Cromwell para a história da Inglaterra?
Soluções para a tarefa
Ohayo!
Oliver Cromwell (1599-1658) foi um militar, ditador inglês e líder da Revolução Puritana que ocorreu na Inglaterra e substituiu a Monarquia por uma República. Governou como ditador com o título de Lorde Protetor do Estado Unificado.
Filho de um pequeno nobre do campo estudou em escolas puritanas (nome dado à religião protestante da Inglaterra, originária do Calvinismo) que lhe marcaram a personalidade, em 1616 foi enviado para o colégio de Sidney Sussex da Universidade de Cambridge, mas abandonou os estudos no ano seguinte.
A Revolução Inglesa teve início na Escócia, em 1637. Pobre e escassamente povoada, a Escócia ainda era um conjunto de clãs que mantinham certa autonomia em relação ao Estado.
Haviam adotado o calvinismo sob a forma presbiteriana e a tentativa de Laud, estendendo a organização anglicana aos escoceses, foi o estopim da revolução.
O Parlamento de Edimburgo foi proclamado como única autoridade na Escócia. Os Exércitos foram convocados e ocuparam todo o norte da Inglaterra.
O rei Carlos, sem condições de esmagar a revolta, em 1640, convoca o parlamento a fim de solicitar recursos para organizar um poderoso exército. Cromwell automaticamente retorna ao cargo na câmara dos comuns.
Cromwell vai ao encontro dessas tropas e depois de vencê-las em 1648, prende o rei, trazendo-o para Londres.
Nesse mesmo ano, Cromwell ordena o cerco ao Parlamento e expulsa mais de cem deputados presbiterianos. Inicia-se o julgamento do rei, e Cromwell tudo faz para apressar a condenação de Carlos I.
Decapitado o rei, em 30 de janeiro de 1649, é proclamada a república. Oliver Cromwell torna-se membro do Concelho de Estado, que deveria exercer o poder executivo da nova República.
Nos anos seguintes, Oliver Cromwell derrotou os inimigos na Escócia, na Irlanda e na própria Inglaterra.
Bons estudos <3