Qual a importância de manter duas células realizando síntese proteica
Soluções para a tarefa
Resposta:
Entre os assuntos de Biologia, qual é o que você tem mais dificuldades para aprender? Se você respondeu que é síntese proteica, essa dificuldade está mais próxima de acabar. O motivo é que nós preparamos um post completo sobre esse tema, no qual você vai rever conceitos e processos essenciais para entender como esse fenômeno ocorre.
Em poucas palavras, é um processo biológico no qual as células produzem proteínas, determinado pelo DNA. Também podemos dizer que é um processo biológico no qual a informação que está presente no DNA da célula é transformada em proteínas, uma das macromoléculas mais importantes para a subsistência do organismo.
A síntese proteica acontece em três etapas, que veremos mais a frente. Um fato interessante: nesse processo, as células consomem mais energia do que em qualquer outro ligado ao metabolismo.
Na síntese proteica, participam o DNA da célula; RNA transportador, mensageiro e ribossômico; além dos ribossomos, enzimas e aminoácidos.
O processo de síntese proteica envolve três etapas:
transcrição;
ativação;
tradução.
Na primeira etapa, uma enzima presente — a RNA-polimerase — liga-se a uma extremidade da molécula de DNA do gene. Quando isso acontece, quebram-se as ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas das duas fitas do DNA, a estrutura de dupla-hélice se desfaz e as fitas se separam.
Depois, a RNA-polimerase começa a sintetizar uma molécula de RNAm, isto é, RNA mensageiro. Para isso, a sequência de bases nitrogenadas da fita do DNA é lida, modelando a sequência do RNAm com bases complementares.
A relação de complementaridade entre as bases é a seguinte:
DNA > RNA
Adenina (A) > Uracila (U)
Timina (T) > Adenina (A)
Guanina (G) > Citosina (C)
Citosina (C) > Guanina (G)
Uma vez que a leitura e a modelagem acabam, o RNAm separa-se da fita de DNA. Então, as ligações de hidrogênio e a estrutura helicoidal se refazem.