Qual a importância de conhecer as propriedades de um material?
Soluções para a tarefa
a representação é manifesta a grande importância dos materiais metálicos e ligas até aos anos 50 – 60. A partir deste período, ocorre o grande desenvolvimento de materiais poliméricos sintéticos (elastómeros e plásticos), dos materiais compósitos e de tipos especiais de materiais cerâmicos, o que se traduziu numa redução da importância relativa dos metais e suas ligas.
Relativamente aos materiais poliméricos, os materiais de origem natural tiveram uma importância relativamente grande desde o aparecimento do Homem, diminuindo progressivamente até aparecimento dos materiais poliméricos sintéticos.
Os materiais compósitos tiveram o seu desenvolvimento acentuado na década de 60 e são constituídos, sobretudo por materiais de origem sintética. Os materiais compósitos produzidos na pré-história utilizavam materiais naturais (essencialmente fibras vegetais, peles e terra argilosa) no fabrico de calçado e de tijolos de adobe.
Os materiais minerais tais como rochas, cerâmicos, vidro e cimento viram a sua importância relativa decrescer até à década de 60. As rochas tiveram enorme importância desde o período Paleolítico (Pedra Lascada) até ao período Neolítico (Pedra Polida). A importância dos materiais cerâmicos teve o seu incremento a partir de 29.000-25.000 anos AC, tendo tido um acentuado desenvolvimento nas sociedades humanas que se estabeleceram a partir do período Neolítico.
DE NADA