Química, perguntado por miqueiasbecker21, 10 meses atrás

qual a importancia de CERIO para os seres vivos

Soluções para a tarefa

Respondido por kellyolive13
0

Você pode até confundir este elemento com o vizinho Césio, mas precisa saber que um é prejudicial enquanto o outro pode até ajudar a combater a poluição. Os efeitos catastróficos do Césio ficaram conhecidos em razão dos acidentes nucleares decorrentes na história. O Cério por sua vez, não é muito popular, mas devia ser por seus benefícios, ele elimina os poluentes derivados do petróleo.

Então vamos conhecer o Cério: elemento químico com massa atômica 140, número atômico 58, é o segundo elemento da série dos lantanídeos e pertence ao grupo III B da tabela periódica.

Estudos revelam que óxidos de Cério podem diminuir em até 80 % a emissão de gases de motores a combustão, tudo funciona quando se adiciona um volume de Cério ao combustível, este catalisa a queima dos gases poluentes, ou seja, acelera a combustão para não aparecer a fuligem, que é a principal responsável pela poluição atmosférica.

Mas por que a fuligem é perigosa? A fuligem se apresenta como uma fina camada de poeira preta que se acumula sobre as superfícies, como já foi dito, ela é proveniente da combustão, nela estão presentes os chamados elementos particulados, esses são os responsáveis pelas doenças respiratórias de indivíduos que são expostos diariamente a esse tipo de poluição.

Sabe qual é o combustível que mais emite fuligem? É o óleo diesel, combustível de ônibus urbanos, emite mais de 200 mg de elementos particulados a cada quilômetro rodado. Em nível de comparação, pode-se dizer que a gasolina emite apenas 10% deste total, ou seja, apenas 20 mg.

Cério contra a poluição: esta moda tem que pegar, seria uma forma prática e econômica. Prática por que basta adicionar este composto ao combustível que ele já realiza todo o serviço, e econômica porque é necessário apenas um pouco de óxido de cério para realizar a tarefa. Para se ter uma idéia, durante toda a vida útil de um carro seria preciso cerca de 1000 gramas de óxido de Cério para garantir que o veículo não emitisse muitos quilos de compostos poluentes.

Perguntas interessantes