Ed. Física, perguntado por Arilo2805, 6 meses atrás

qual a importância de alice milliat para os jogos olímpicos modernos?

Soluções para a tarefa

Respondido por idalecioaguas
0

Resposta:

Alice Milliat

Os Jogos Olímpicos da era moderna nasceram em 1896 com uma determinação clara de um de seus principais idealizadores, o Barão de Coubertin: as mulheres não teriam vez na competição. Uma frase dele deixava isso bem claro à época. "As mulheres serão sempre imitações imperfeitas. Nada se aprende vendo-as agir; e assim os que se reúnem para vê-las obedecem preocupações de outra espécie (…) Talvez as mulheres compreenderão logo que esta tentativa não é proveitosa nem para seu encanto nem mesmo para sua saúde".

Mas as mulheres nunca aceitaram a ideia dessa exclusão. E uma delas, para garantir representatividade feminina no esporte, decidiu criar os Jogos Olímpicos das mulheres em 1921. Francesa nascida em Nantes em 1884, Milliat estudou para ser professora e sempre foi muito ativa nos esportes, especialmente no remo. Ela passou a reivindicar uma maior participação feminina na Olimpíada, já que até então as mulheres eram aceitas somente em esportes considerados "adequados" para elas: golfe, tênis, tiro com arco, natação, patinação e esgrima.

Em 1919, Milliat foi ao Comitê Olímpico Internacional pedir para incluir o atletismo feminino no programa da Olimpíada. "Eu dei de cara com um enorme não deles. Foi isso que nos motivou a criar os Jogos Olímpicos das Mulheres", contou. A primeira edição desses Jogos aconteceu em 1921 em Mônaco com a participação de delegações femininas da França, Inglaterra, Itália, Noruega e Suécia.

Dia Internacional da Mulher é para lembrar da luta que trouxe todas nós até aqui. No esporte, por muito tempo tentaram nos manter distantes, mas foi por causa de mulheres como as citadas abaixo que hoje temos nosso espaço. Aqui estão seis histórias pouco conhecidas de mulheres (brasileiras e estrangeiras) que desafiaram as regras da época pela representatividade feminina no esporte. Em comum, elas têm o espírito de luta. Mulheres que nunca aceitaram a lógica que tentaram impor para elas e conseguiram provar que o esporte também é lugar para elas.

Perguntas interessantes