História, perguntado por audilenetelis10, 1 ano atrás

QUAL A IMPORTANCIA DAS INSTITUIÇÕES MUSEOLOGICAS NA DESCONTRUÇAO DA MONUMENTALIDADE NO FAZER HISTORIGRAFICO?

Soluções para a tarefa

Respondido por juliocsfs
2
O monumento, desde as eras antigas associado a lembrança mortuária, referência à história e importância de alguém morto. Na França, ao longo do século XVIII, o monumento passa a ser elemento urbano, de homenagem e glória, com estátuas a cavalo reverenciando generais e príncipes. Ao fim do século XIX, artistas como Rodin quebram essas regras de homenagens e pedestais, trazendo novas formas, proporções e materiais.

Da mesma forma, o conceito de museu também sofreu alterações, do mero colecionismo e categorização aleatória (entre o fabuloso e o exótico, sem considerar a origem), a uma consideração histórica e científica, no século XVIII.

É no século XIX que os Museus, influenciados pelo cientificismo, passaram a ser produtores de conhecimento, como estudos sobre antropologia e biologia.

A crítica à monumentalidade museológica tradicional toma força com Franz Boas, no início do século XX, ao orientar a articulação das coleções dos museus por critérios culturais, que levam em conta seu caráter histórico e didático. As coleções não são mais meramente expostas; são fontes de descrições ricas em informações educativas.
Perguntas interessantes