Qual a importância das ideias defendidas por Ha-joon Chang e Amartya Sen para o debate atual sobre desenvolvimento no Brasil?
Soluções para a tarefa
Olá
Eles defendem a atuação do Estado na economia e apresenta uma forte oposição ao livre-comércio da forma como ele é aplicado atualmente.
Teorizam que as nações desenvolvidas, para conquistarem tal status, utilizaram-se de todas as medidas econômicas intervencionistas que hoje negam aos países subdesenvolvidos, como o protecionismo e a forte presença estatal na condução da economia.
Ao praticamente obrigarem os países em desenvolvimento a implementarem política neoliberais e de livre-comércio, Chang salienta que as nações ricas acabam contribuindo para uma acentuação da pobreza nestas regiões do mundo e, consequentemente, para a permanência dos países pobres na condição de periferia do sistema econômico mundial.
O Brasil precisa se focar dessa forma em desenvolver sua economia com a atuação do estado que mediara por exemplo o preço de produtos que daqui são exportados, que atualmente são regulados por grandes grupos estrangeiro que aqui estão inseridos.
Espero ter ajudado
Ha-Joon Chang e Amartya Sen propõem uma abordagem histórica na resolução de problemas no âmbito do desenvolvimento de países emergentes.
Eles identificam que, apesar de um longo trajeto, realizado por países hoje desenvolvidos, os países em desenvolvimento parecem ignorar o potencial de ensino, que as experiências bem sucedidas, nos legaram.
Dentre as medidas, que poderiam contribuir para o debate atual sobre o desenvolvimento do Brasil, estão as políticas macroeconômicas restritivas, a liberalização de comércio e investimento internacional e também a privatização e a desregulamentação.
Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/19070018
Em anexo, Amartya Sen.
Abraços!