Qual a importância das grandes navegações para o mercantilismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
foi com ela q aprendemos novas rotas e novas terras
Resposta:
Foi muito importante, para novas rotas e mão de obra. Vou fazer uma explicação sobre o Mercantilismo e o Absolutismo, muito importante.
Explicação:
O pensamento político europeu, em fins do século XVII e no século XVIIII, apresentou uma vertente Absolutista e Mercantilista, predominantes na Europa na Idade Moderna. Segundo a doutrina mercantilista é necessária a regulamentação minuciosa de todos os aspetos da vida económica para garantir a prosperidade nacional e o acúmulo metalista. O Estado, com função política e justiça, deve ser governado por um rei cuja a autoridade é sagrada e absoluta porque emana de Deus. A fim de proteger a economia nacional, cada governos deve intervir no mercado, estimulando as exportações e restringindo as importações. O poder do soberano era ilimitado, porque fora fruto do consentimento espontâneo dos indivíduos para evitar a desordem e a violência do estado natural.
Na expansão marítimo-comercial moderna, Portugal foi o grande pioneiro do processo. Esse facto pode ser explicado porque Portugal possui uma posição geográfica favorável e teve uma centralização monárquica precoce.
Além disso ocorreu uma grande contribuição da "Escola Sagres", que não era uma escola propriamente dita, mas a reunião de sábios, matemáticos, cientistas, navegadores e construtores navais da cidade de Sagres, todos empenhados em estudar melhorias na área da navegação. Em Portugal também havia uma importante aliança entre a burguesia e os reis. Os burgueses interessados no comércio ultramarino, financiavam essas expedições organizadas pelo rei.
Dessa forma, no século XV, Portugal, em decorrência de uma série de fatores, deu início às expansão ultramarina. Portugal conseguiu reunir tecnologia e mão de obra qualificada recorrendo ao que havia de mais novo no campo científico, os países ibéricos, apoiados em uma sociedade que se transformava e com o desenvolvimento das ideias renascentistas, coordenaram pioneiramente este empreendimento.
As grandes navegações foram impulsionadas também pela necessidade de mercadorias que vinham do Oriente. O Renascimento Comercial, iniciado no século XII, continuou durante a Idade Moderna. No final da Idade Média, algumas rotas comerciais foram abertas, principalmente cruzando a Europa e o Mediterrâneo em direção ao Oriente Médio.