qual a importância das bacterias??
Soluções para a tarefa
Destacam-se, neste caso, as bactérias decompositoras ou saprófitas, as que vivem em mutualismo com outros seres como as que associam-se a leguminosas ou a ruminantes, além das espécies que têm importância em vários campos industriais e na agricultura.
Resposta:
Existem bactérias que são decompositoras e saprófitas. Suas funções, junto aos fungos, são de reciclagem da matéria orgânica proveniente de organismos mortos, além de resíduos como fezes e urina. Eles transformam essas matérias em moléculas de composição mais simples, o que é essencial para que o ciclo tanto do nitrogênio quanto do oxigênio sejam desempenhados corretamente.
O ciclo do nitrogênio é realizado por bactérias do gênero Rhizobium que estão presentes em raízes de leguminosas. Elas transformam o nitrogênio da atmosfera em nutrientes – nitritos e nitratos, por exemplo -, para que sejam assimilados pelas plantas que servirão de alimento para animais herbívoros. Estes, por sua vez, são alimentos para os carnívoros e assim por diante dentro da cadeia alimentar.
No ambiente, as bactérias – cianobactérias – podem se associar aos fungos e formar líquens que, além de funcionar como bioindicadores de qualidade ambiental, ajudam a criar condições benéficas para outras espécies colonizarem determinados ambientes. Além disso, podem ser usadas na fabricação de corantes. Algumas bactérias são usadas como fermentadoras, atuando na fabricação de bebidas, coalhadas e iogurtes, entre outras utilidades.
Bactérias no organismo humano
Outro importante papel das bactérias para a vida pode ser visto no corpo humano ou de determinadas espécies de animais ruminantes. A bactéria (Methanobacterium smithii, Escherichia coli, Lactobacillus acidophillus, além das do gênero Pseudomonas, Acinetobacter e Moraxella) atua na quebra de algumas substâncias dentro do sistema digestório, como a celulose, por exemplo, além da produção de vitaminas e para evitar a proliferação dos patógenos. Na pele humana, existem bactérias que ajudam a degradar as células mortas e eliminar os resíduos.
Explicação: