Qual a importância da vigilância epidemiológica em relação à pandemia da Covid-19? Quais são as principais ações que devem ser desempenhadas?
Soluções para a tarefa
A vigilância epidemiológica é vital para o controle da pandemia da Covid-19, pois a partir da epidemiologia é possível traçar populações mais sensíveis, zonas mais afetadas e com esses dados as políticas de combate à pandemia podem ser mais direcionadas e efetivas.
A vigilância epidemiológica deve buscar traçar medidas de prevenção a contaminação e também tratar o maior número de dados possíveis para que assim as medidas possam ser ofertadas as pessoas que mais necessitam cuidados contra a Covid-19.
Resposta:
A Vigilância Epidemiológica tem por finalidade promover a detecção e prevenção de doenças e agravos transmissíveis à saúde e seus fatores de risco, bem como a elaboração de estudos e normas para as ações de vigilância epidemiológica.
Explicação:
A pandemia da COVID-19 trouxe uma série de desafios ao SUS na produção de respostas articuladas e efetivas para a proteção da população brasileira. Neste âmbito, os aspectos político-institucionais e de articulação da Vigilância em Saúde são fundamentais.
A pandemia da COVID-19, além dos altos índices de transmissibilidade e mortalidade, também vem visibilizando a fragilidade institucional da gestão do SUS. Assim, em um cenário pandêmico, o planejamento das ações possui um fluxo não habitual e mais acelerado face à gravidade da situação sanitária e do perfil epidemiológico da doença. Ante este cenário é que a atuação da Vigilância em Saúde deve ir além do levantamento de dados, fomentando a tomada de decisão e pautando o planejamento e execução das ações.