Português, perguntado por millyramalho, 1 ano atrás

Qual a importância da Psicanálise?

Soluções para a tarefa

Respondido por mariaeduarda836872
2

Resposta:

A psicanálise estuda o funcionamento da mente humana e sua estrutura visando ao tratamento de comportamentos compulsivos e muitas doenças de natureza psicológica, supostamente sem motivação orgânica. Como é de conhecimento geral, esta ciência foi fundada no século XIX por Sigmund Freud. A maior contribuição dele para o estudo da personalidade residiu no conceito de inconsciente. Seu objetivo era explicar os processos inconscientes e propor uma teoria que explicasse os fenômenos advindos daí.Ao criar a psicanálise Freud pôs-se diante do todo da vida humana por meio do conhecimento das diversas fases psíquicas do desenvolvimento do indivíduo. Os mais profundos sentimentos de homens e mulheres, acima de tudo seus impulsos sexuais, claramente excluídos da filosofia por Platão como forma de corrupção intelectual, foram então postos como tema central desta nova ciência. A psicanálise nos coloca de frente com um dos assuntos mais fascinantes: nossa herança animal e, acima de tudo, a natureza do desejo sexual humano, assim como a variedade de comportamentos. Tal descoberta se dá pelo acompanhamento da evolução do homem por meio do estudo do seu inconsciente.

só dar uma resumida

Respondido por ajkarlapereira
1

Resposta:

A psicanálise estuda o funcionamento da mente humana e sua estrutura visando ao tratamento de comportamentos compulsivos e muitas doenças de natureza psicológica, supostamente sem motivação orgânica. Como é de conhecimento geral, esta ciência foi fundada no século XIX por Sigmund Freud. A maior contribuição dele para o estudo da personalidade residiu no conceito de inconsciente. Seu objetivo era explicar os processos inconscientes e propor uma teoria que explicasse os fenômenos advindos daí.

É por isso que entre os diversos campos da atuação humana, a psicanálise se constitui em ferramenta essencial para o seu bem-estar e qualidade de vida. Na formação do pedagogo, por exemplo, a psicanálise tem grande importância por lhe transmitir “uma ética, um modo de ver e de entender sua prática educativa”. A complexidade do trabalho do pedagogo está dada pela responsabilidade de mediar o deixar fazer e a frustração no contexto de aprendizagem escolar. Assim é que a psicanálise pode levar o pedagogo a uma compreensão da criança como sujeito de desejo, e consequentemente ter uma nova visão e um novo entendimento de sua prática educativa.

Outra importância prática que se pode destacar da psicanálise é a de nos permitir o estudo do inconsciente humano, a fim de entendermos as doenças mentais e o próprio homem por meio da compreensão do funcionamento biológico dos seres humanos pela não separação entre o corpo e a mente. Além deste aspecto médico da psicanálise, Freud relacionou o pensamento filosófico ao pensamento neurológico, ampliando as suas fontes de conhecimento em grandes campos do saber, como a questão da sexualidade em todos os seus sentidos e principalmente cogitar a influência que os instintos sexuais atuam em nossos problemas, angústias, sonhos e comportamentos.

Perguntas interessantes