Ed. Física, perguntado por rayssamorais98, 1 ano atrás

qual a importância da preservação do câncer de mama? texto de 20 linhas me ajudem!​

Soluções para a tarefa

Respondido por Mariaclarinha453
2

Resposta:

Explicação:

O mês de outubro se tornou referência quando o assunto é prevenção de câncer de mama com a campanha mundialmente conhecida como Outubro Rosa. É o momento em que todos os olhos estão voltados para a conscientização e para a importância do diagnóstico precoce. No entanto, esse é um tema que deveria estar mais difundido e presente na vida das pessoas, pois a cura muitas vezes depende totalmente da rapidez em que o paciente é diagnosticado. Hoje, temos muitos recursos tecnológicos que ajudam no reconhecimento incipiente da doença e temos que usá-los ao nosso favor.

A incidência dos casos de câncer, no Brasil, vem aumentando. Enquanto em 2010 a estimativa era de 489 mil novos casos de câncer, nesse ano, a expectativa é que o país chegue com 576 mil novas ocorrências até o final de 2015, segundo dados da pesquisa anual do INCA – o Instituto Nacional do Câncer. O câncer de mama, tema central do Outubro Rosa, é um dos que têm maior número de episódios, com a probabilidade de 57 mil novos casos. Este perde apenas para o de pele (do tipo não melanoma) com aproximadamente 180 mil casos e o de próstata com 69 mil. Os cânceres de cólon e de reto vêm logo na sequência com 33 mil diagnósticos previstos até final de 2015.

Por outro lado, o diagnóstico precoce da doença também tem se mostrado bastante eficiente. Em todo o mundo, são diagnosticados mais de 12 milhões de pessoas anualmente, sendo que 8 milhões não resistem à doença. Por isso, é importante ressaltar a importância dos exames preventivos. Ressonância e mamografia, por exemplo, podem contribuir para diminuir em até 25% os casos de morte em se tratando de câncer de mama, que é um dos responsáveis pelo maior número de mortes de mulheres no mundo. As mulheres acima dos 50 anos que realizam mamografias a cada dois anos podem ser ainda mais beneficiadas com o diagnóstico precoce. Um estudo feito pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) mostra que o exame reduz em 40% o risco de morte devido ao câncer de mama.

Respondido por Julinhazz
2

O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste, Sul, Centro - Oeste e Nordeste. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. Não existe uma causa única para o câncer de mama, que é mais comum em mulheres ( apenas 1% dos casos são diagnosticados em homens ) e tem na idade um dos mais importantes fatores de risco para a doença. O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença. Estima - se que 30% dos casos de câncer de mama possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis

Perguntas interessantes