História, perguntado por francisca9950, 1 ano atrás

qual a importância da presença de Farquhar na economia nacional no inicio século?​

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelyeisaah55
2

Resposta:

Percival Farquhar (Iorque, 1864 — Nova Iorque, 4 de agosto de 1953) foi um empresário estadunidense.

Nascido numa abastada família quacre da Pensilvânia, completou seus estudos na Universidade de Yale, um dos polos acadêmicos estadunidense, onde se formou em Engenharia.

Foi vice-presidente da Atlantic Coast Electric Railway Co. e da Staten Island Electric Railway Co., que controlavam o serviço de bondes em Nova Iorque e sócio e diretor da Companhia de Electricidade de Cuba, além da vice-presidente da Guatemala Railway.

Explorou negócios em Cuba e na América Central. Teve ferrovias e minas na Rússia e negociou pessoalmente com Lenin. No Brasil, explorou diversos empreendimentos ferroviários, principalmente no sul do país, além de construir o porto de Belém[1]. Sua mais espetacular obra brasileira foi a impossível Ferrovia Madeira Mamoré, no atual Estado de Rondônia.

A história de Percival Farquhar foi retratada por vários autores que divergem entre si, uns fazendo-lhe louvações, outros tecendo-lhe críticas as mais severas.

Em 2011, o Governo do Estado de Rondônia condecorou in memoriam com a comenda Marechal Rondon, Percival Faquhar e os 876 americanos que comandaram a construção da ferrovia.

Perguntas interessantes