Qual a importância da Logística para as empresas multinacionais? Quais são os princípios norteadores para as empresas de logística?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Conheça 5 empresas que são exemplo de logística como diferencial
Explicação:
1. Amazon
O primeiro exemplo de sucesso não poderia ser outro a não ser de um dos e-commerces mais bem-sucedidos do mundo e fonte de inspiração primordial sobre inovação em logística. Fundada nos anos 90 nos Estados Unidos, a Amazon oferece uma gama imensa de produtos em seu site e coleciona milhares de acessos.
Para dar conta do grande volume de pedidos e clientes, a empresa apresentou um avanço estrondoso quando seu fundador, Jeff Bezos, percebeu que era indispensável investir alto em logística.
Assim, a Amazon foi pioneira em diversas modalidades de remessas como entregas expressas feitas no mesmo dia, adoção de meios alternativos como drones, bicicletas e táxis, bem como a criação de uma frota própria.
A priorização da redução do prazo de entrega e do uso da análise de dados para compreender e antecipar as demandas dos clientes são dois exemplos de práticas que são o forte da empresa e norteiam suas estratégias e planos futuros.
2. Unilever
Outro exemplo do uso da tecnologia para manter a logística em alta performance é o da Unilever. A empresa é uma forte multinacional do setor de higiene pessoal, limpeza e alimentação, e a presença de seus produtos em diversas redes de varejo é forte.
Para alimentar seus canais de venda de forma eficaz, a Unilever apostou na criação de Centros de Excelência, nos quais todos os processos de distribuição, transporte e armazenagem são coordenados.
A grande sacada da empresa foi identificar que cada região do mundo possui peculiaridades e exigências distintas, assim, cada centro funciona de forma a se adaptar à realidade local para oferecer um serviço mais efetivo.
3. Natura
A maior empresa brasileira de cosméticos, a Natura distribui seus produtos com sucesso por todo o país e também na América Latina, por meio de etapas de produção e distribuição padronizadas, alinhadas e apoiadas nas melhores práticas do mercado.
A empresa aposta em tecnologia para aprimorar as entregas dos pedidos tanto de varejistas como as feitas diretamente em seu e-commerce.
Em seus centros de distribuição, chama a atenção o conceito de Armazém Vertical, um sistema de gestão de estoques que realiza a conservação dos produtos de acordo com sua data de validade, frequência de vendas e disponibilidade.
Totalmente automático e integrado com o software que administra os demais setores da empresa, essa ferramenta é um modelo de inovação da gestão de estoque.
No entanto, a Natura se estabeleceu como um grande exemplo de logística relacionada à responsabilidade social e ambiental — tanto que essa marca passou a fazer parte de sua identidade visual. Assim, a empresa foi uma das pioneiras no país ao investir em embalagens únicas, feitas com material reciclado, e também no modelo de refil, que contribui para reduzir a produção excessiva de lixo.
4. Netshoes
A Netshoes faz parte do ranking dos 10 maiores e-commerces no Brasil e é dominante no ramo de artigos esportivos. Uma das lições mais interessantes da empresa é a otimização da despesa com o frete. Contudo, ela não fez só isso: o objetivo é que o cliente perceba o custo-benefício e o valor agregado pelo gasto com esse serviço.
Por exemplo, para receber um produto no mesmo dia, o consumidor entende que o frete sairá pelo mesmo preço que ele pagaria pelo deslocamento e estacionamento se fosse a uma loja.
Para realizar entregas tão rápidas, a empresa ampliou sua estrutura de distribuição, priorizando locais com fácil acesso a importantes rodovias. Ademais, a Netshoes investe na adoção de etapas enxutas e simples, logo, sua equipe consegue preparar pedidos em, no máximo, duas horas — desde que o pagamento tenha sido aprovado.
Para realizar o transporte das mercadorias, a instituição conta com o serviço de transportadoras parceiras, com as quais mantém um relacionamento próximo.
5. Walmart
O segredo gigante americano Walmart para manter seus preços baixos e um alto número de vendas está, na verdade, em um excelente trabalho de logística e distribuição.
Nos anos 80, o Walmart foi uma das primeiras empresas a adotar um sistema de gestão de estoques para suas lojas que eram de fato controladas pelo fornecedor — o VMI. Atualmente, a empresa continua sendo um exemplo de inovação e de eficiência em logística ao incorporar boas práticas como:
adoção do sistema de armazenagem e preparação de pedidos por meio da voz — Voice Picking —, que reduz significativamente o número de etiquetas impressas e o uso de papel;
otimização do transporte:
aperfeiçoamento das embalagens de modo que o espaço nas carretas seja mais bem utilizado;
uso da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID)
Como você pode ver, os processos da cadeia de suprimentos são, muitas vezes, as bases para que uma empresa fortaleça sua marca e conquiste um espaço no mercado. Assim, aproveite as lições desses exemplos de logística fazer da supply chain da sua empresa um verdadeiro sucesso!
Espero ter ajudado.