qual a importância da hipolise e quais hormônios ela produz
Soluções para a tarefa
O corpo humano, em condições normais, é severamente controlado por dois sistemas muito complexos: o nervoso e o endócrino. O primeiro age por meio dos impulsos nervosos que percorrem a intrincada rede de nervos; e o segundo segrega no sangue suas substâncias para, através dele, chegar às células.
Das glândulas endócrinas, a mais importante é a hipófise, de reduzidas dimensões, mas com funções vitais. É ela que controla, mediante seis – ou mais – hormônios, o funcionamento das demais glândulas e o próprio crescimento dos tecidos.
Nessa glândula-mestra funciona como que uma ligação entre os dois sistemas, porque ela é constituída por duas metades muito distintas: uma de tecidos nervosos – o lobo posterior -, chamada neuroipófise, e a outra constituída de tecidos glandulares – o lobo anterior -, denominada adenoipófise.
Da neuroipófise parte um prolongamento que liga a glândula a uma formação que lhe fica acima, o hiposálamo. Este último é formado por células muito especiais, que, mesmo sendo nervosas, são capazes de produzir hormônios, como a Vasopressina e a ocitocina.