Qual a importância da guerra do Peloponese na história politica das cidades gregas?
Soluções para a tarefa
A Guerra do Penopoleso foi a que destruiu completamente a Grécia, que após a vitória nas Guerras Médicas sobre os persas, era uma grande potência da Europa, e a Confederação de Delos uniu as duas mais famosas cidades, Esparta e Atenas.
Porém, essa união foi acabando, pois os espartanos não aceitavam a democracia grega, e também não tinham direitos de liberdade, logo se separaram de Atenas e iniciaram a Guerra do Penopoleso, contra Atenas.
A Guerra foi sim por causa da política, pois de um lado estava a democracia ateniense e de outro a aristocracia espartana, logo as duas não se combinavam e tentaram resolver isso na luta, e claro que esparta levou vantagem e acabou vencendo a maioria das guerras contra Atenas, pois sua política era fortemente civil.
Enfim, a Guerra, como já disse destruiu a Grécia, que ficou totalmente acabada com as sucessivas guerras, e favoreceu sua vizinha Macedônia, que vinha crescendo muito, com Alexandre Magno - o Grande - , dominou facilmente a Grécia, que chegava a seu fim.