qual a importância da etica nas relacoes socias
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
A ética permite-nos viver como seres humanos, detentores da capacidade de pensar, protegendo-nos, por isso, do caos e do desmoronamento da sociedade em que vivemos.
deborapaixao2:
obrigada
Respondido por
10
Como é tanta a importância do comportamento ético em nossa sociedade
Nos dias de hoje, jornais, revistas, programas de televisão, redes sociais e em bate-papos com amigos é bastante comum tratarmos da importância de uma “sociedade mais ética”. Este debate é amplo e perpassa por atitudes que vão desde a área política, pesquisas, relações pessoais, postura das empresas e uma infinidade de outros temas. Com isso, surgem alguns questionamentos: Por que a ética é tão importante na minha vida? Vale à pena desfazer uma amizade por causa de conflitos de opinião? O que eu ganho tendo uma postura ética?
Para respondermos estas perguntas, devemos partir da premissa de que o princípio fundamental da ética é fazer bem aos outros. Desde os primeiros pensamentos filosóficos de Sócrates e Platão, a ética esteve interligada ao sentido do bem, da virtude, do valor dos indivíduos, da educação para a justiça e da busca por uma sociedade mais justa.
Ao nascer, já nos deparamos com regras de comportamento. Em nossas famílias, aprendemos as primeiras lições de valores morais com nossos pais. Cada indivíduo possui cultura, costumes e características distintas. Consequentemente, o lugar em que vivemos, possui uma grande variedade de pessoas com as mais distintas particularidades. O sucesso do relacionamento social está ligado às nossas escolhas e atitudes. Não é suficiente somente conviver, temos que aceitar e respeitar as diferenças de todos os grupos que fazem parte da sociedade.
Temos a liberdade para fazermos muitas coisas na vida, mas o nosso comportamento sempre deve ser regido pelos princípios da ética. Devemos considerar de que maneira a ação tomada irá impactar na vida dos demais indivíduos da sociedade.
O atual panorama político do Brasil, afetou vários aspectos da vida cotidiana da população. Além da recessão, inflação e desemprego, incluímos o término de algumas relações sociais. Conversas equilibradas são importantes e necessárias, a partir do momento, em que as opiniões divergentes sejam respeitadas e que as colocações dos argumentos contrários, deixe de lado aspectos pessoais dos envolvidos.
A forma com que o indivíduo age em sociedade, determina se ele é uma pessoa ética ou antiética. A pessoa é considerada ética quando possui um modo de viver considerado socialmente bom. Para que tenhamos um convívio social harmonioso é imprescindível respeitarmos certas normas preestabelecidas pela sociedade na qual estamos inseridos.
O comportamento ético é esperado tanto na vida pessoal, quanto na profissional. A postura ética é considerada, atualmente, como um dos quesitos mais importantes para quem almeja o sucesso profissional As escolhas feitas pelos indivíduos definem o sucesso ou o fracasso da imagem da pessoa no mercado de trabalho. Maus hábitos ou escolhas impensadas podem aniquilar ou edificar qualquer imagem profissional.
O local de trabalho é o espaço em que convivemos em sociedade durante a maior parte do dia. Logo, é considerado um dos ambientes onde os valores morais dos indivíduos são modificados. Hoje em dia, as empresas percebem que o comportamento ético é um extraordinário fator de competividade mercadológica. Percebemos a crescente preocupação com a adoção de modelos éticos organizacionais. Com isso, os profissionais também são analisados a partir de sua conduta e ações praticadas por eles dentro e fora das empresas. A ética, em um ambiente organizacional, sustenta o bom relacionamento entre empregados e a sociedade, em geral, além de tornar o ambiente mais agradável, produtivo e com maior valor no mercado.
A credibilidade das empresas é resultante do exercício eficaz de valores como: integridade, transparência e consideração com seus públicos de interesse. Quando ponderamos a respeito de uma “empresa ética”, acreditamos que as pessoas que trabalham no local são éticas e buscam a excelência. Os valores e princípios selecionados pelos gestores, atualmente, seguem a tendência de direcionar a cultura da organização para um sentido voltado à ética, ou seja, as organizações esperam que seus empregados apresentem conduta responsável tanto com o público interno quanto com o externo.
Perguntas interessantes