Qual a importancia da ética na prática dos esportes?
Soluções para a tarefa
Exercícios físicos são muitas vezes praticados com finalidade estética, buscando a redução do peso corporal. Mas constituem um poderoso instrumento de prevenção de doenças, propiciando o aumento da capacidade respiratória, circulatória e da densidade óssea (combate à osteoporose), além de atenuar os índices de estresse e ansiedade, contribuir com a criatividade e a memória, bem como promover a elevação da autoconfiança e da autoestima.
Quando realizados dentro do contexto da prática esportiva, favorecem também a interação e a sociabilidade. Em outras palavras, potencializam várias competências essenciais para o bom exercício da liderança, como disciplina, excelência, comprometimento, responsabilidade, ousadia e determinação.
Nossos ancestrais precisavam caminhar para obter alimento por meio da caça, pesca ou coleta. O desenvolvimento da sociedade criou a figura do sedentário, ou seja, daquele que produz seu sustento trabalhando sentado. Hoje, praticamos o sedentarismo com naturalidade, enxergando o movimento como supérfluo. Deslocamo-nos sobre rodas, caminhamos por esteiras e escadas rolantes, usamos controles remotos. Substituímos jogos ao ar livre por videogames e, passeios, pela televisão.
Estudo divulgado este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados colhidos em 2008 na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), demonstrou que apenas 28% dos brasileiros com 14 anos ou mais de idade praticam exercícios físicos. Outros 29% declararam ter ao menos pequena dificuldade para realizar tarefas simples como alimentar-se, tomar banho ou ir ao banheiro sem ajuda; subir ladeira ou escada; abaixar-se, ajoelhar-se ou curvar-se.
Para a prática esportiva há dois pré-requisitos básicos: prazer e regularidade. E um decorre do outro.
O primeiro passo é descobrir uma atividade alinhada ao seu perfil, de modo que a pratique de forma despretensiosa. Você até poderá competir em torneios, participando de ligas segmentadas por sexo e idade, conquistando troféus e medalhas e cultivando novas amizades. Porém, atente para não fazer da busca pela excelência um fim em si mesmo, ou o prazer poderá dar lugar à angústia e à frustração. Essa é uma atribuição para esportistas profissionais.