Qual a importância da estrada de ferro noroeste, para a integração das regiões Centro- oeste e sudeste?
Soluções para a tarefa
A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil era uma companhia ferroviária brasileira que operava uma rede ferroviária de bitola métrica (um metro de distância entre os trilhos) com extensão de 1622 quilômetros, construída na primeira metade do Século XX. Sua linha-tronco vai de Bauru-SP até Corumbá-MS, na divisa com a Bolívia, onde faz integração com a rede ferroviária boliviana até Santa Cruz de la Sierra. Possui um ramal da estação Indubrasil, em Campo Grande-MS a Ponta Porã-MS, na divisa com o Paraguai, e outro de Corumbá-MS ao porto de Ladário-MS. Em Bauru-SP, já considerado o maior entroncamento ferroviário do país, se integra com a linha da E.F. Sorocabana, de bitola métrica, que desce até a baixada santista, com a linha da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, de bitola larga, que começa em Jundiaí-SP e com a ferrovia Alta Paulista, de bitola larga, que segue paralela.
ESPERO QUE TENHA AJUDADO <3
Ela diminui as distâncias, facilitando o transporte nessas regiões.
Em tempos onde as rodovias ainda não eram tão naturais, as estradas de ferro eram as principais formas de se locomover em uma alta velocidade e sem o uso de animais, o que faria a viagem demorar muito mais dias do que de trem.
Assim, essa linha de ferro facilitou o transporte entre essas regiões, facilitando logo o escoamento de mercadorias, e fazendo com que as pessoas consigam com maior facilidade se mudarem para esses pontos, ajudando a manter a economia desses pontos.
Assim, ela ajuda a diminuir as distâncias facilitando o comércio e as negociações e fazendo com que ambas as regiões se desenvolvessem com uma maior facilidade e um maior desenvolimento entre elas.
Mais info:
https://brainly.com.br/tarefa/19940885