qual a importância da erva mate para o estado do Paraná
Soluções para a tarefa
Resposta:
A erva mate também contribuiu muito para a emancipação política do Paraná, da província de São Paulo. A atividade econômica ervateira tinha necessidade de escolaridade e formação para a comunidade, isso contribuiu para a construção de escolas e até futuramente a criação da universidade em 1912.
Resposta:
A erva-mate manteve-se como principal produto paranaense durante o período entre a Emancipação Política do Paraná (1853) e a Grande Crise de 1929, chegando a representar 85% da economia paranaense.
"O ciclo da erva-mate no Paraná foi responsável pelo desenvolvimento industrial entre a primeira metade do século XIX e 1929, de estradas e obras de infraestrutura no Paraná, como a estrada de ferro Curitiba-Paranaguá, a construção da estrada da Graciosa e a navegação a vapor. A época de ouro do mate caracterizou-se pela exportação de mate para a Argentina, que gerou muitas divisas e desenvolvimento ao Paraná. Porém, quando a Argentina resolve cultivar a planta e tentar tornar-se autossuficiente na produção do produto, surge uma crise no mercado ervateiro, ao mesmo tempo em que se processa a decadência do mate, ocorre à ascensão do café, atenuando o impacto na renda. O ciclo ervateiro foi de extrema importância ao desenvolvimento do Paraná durante muitas décadas, e até hoje o Paraná é um dos maiores estados exportadores de erva-mate do Brasil." (NADOLNY, 2017 p.48)