História, perguntado por investimentoidk, 7 meses atrás

Qual a importância da dissecação de corpos para os artistas da renascença? E para as ciências?

Soluções para a tarefa

Respondido por fabiolasalazar582
1

Resposta:

A anatomia humana é um componente da Biologia humana que estuda e entende a estrutura do corpo. Etimologicamente o termo vem do grego: Ana significa parte e Tomia corte. A principal técnica de estudo na anatomia advém da necessidade de dissecação. O método consiste no corte de partes do corpo na tentativa de entender sistemática e visualmente o funcionamento, os padrões e as estruturas do corpo.

Conceitualmente, as primeiras dissecações de corpos-humanos são datadas em Alexandria (Egito), realizadas ainda no século II a.C Posteriormente a Igreja Católica proibiu estudos relacionados ao uso do corpo humano e debilitou drasticamente os conhecimentos relacionados ao campo. Mais tarde, durante o Renascimento, período conhecido como libertação das artes e ciência os estudos referentes à anatomia humana retornaram com muita força. Os Professores doutores Marcos Cesar Danhoni Neves e Josie Agatha Parrilha da Silva estudam a história da ciência e mencionam dois importantes nomes para os estudos da anatomia: Leonardo Da Vinci e Vesalius.

Vesalius, médico de Bruxelas considerado o pai da anatomia moderna. Em seus relatos denuncia que os médicos, no século XVI, desprezavam a obra da mão, ou seja, apenas supervisionavam os enfermeiros, farmacêuticos e os barbeiros, que de fato atendiam os pacientes. Assim, o estudo da anatomia humana foi enfraquecido. “Todo o trabalho cirúrgico era destinado aos iletrados, em geral, barbeiros e enfermeiros.”

Silva e Neves mencionam que Vesalius não recebeu aulas práticas de anatomia, diferente de seus colegas, que realizavam dissecações de corpos humanos. O médico frequentava cemitérios e trabalhava com ossadas de criminosos e vítimas de pragas. “Suas dissecações e suas críticas à medicina e aos médicos tradicionais, fizeram com que ele fosse denunciado à Igreja. Foi condenado a realizar uma viagem até a Terra Santa (Jerusalém). Porém, ao empreender a viagem de retorno, seu navio afunda próximo à ilha de Zakynthos. Isolado, ele morre de fadiga e fome na ilha.” afirmam.

Explicação:

espero ter ajudandooo

Perguntas interessantes