qual a importância da descrição do fígado afetado com o câncer para o organismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
O fígado é a maior glândula do organismo. Ele se localiza do lado direito do abdômen e é constituído por milhões de células, os hepatócitos, que apresentam organização espacial característica, em meio a veias, artérias e canais biliares. Cada uma dessas células atua como uma microindústria responsável por uma função específica para a preservação da vida. São mais de 500, todas elas essenciais para o funcionamento e equilíbrio do organismo.
Só para dar alguns exemplos, além de secretar a bile, enzima necessária para a digestão das gorduras, cabe ao fígado armazenar glicose e algumas vitaminas, produzir proteínas, como a albumina e as ligadas à coagulação do sangue, metabolizar o colesterol, o álcool e alguns medicamentos, filtrar micro-organismos que transmitem infecções, e converter a amônia oriunda do intestino em ureia.
O fígado é dotado de intensa capacidade de regeneração, o que representa grande vantagem nos transplantes intervivos. Quando uma pessoa saudável doa, em geral, de 20% a 30% do seu fígado para um doente, em pouco tempo o órgão se recompõe completamente, sem nenhuma sequela para o doador.
Explicação: