História, perguntado por jamillym06, 10 meses atrás

Qual a importância da democracia no Brasil?​

Soluções para a tarefa

Respondido por mih00x
18

Resposta:

Ela permite que as pessoas deem suas opiniões acerca de elementos como as decisões que irão afetar suas vidas.

Em uma democracia todos possuem direito ao voto, o voto é um elemento fundamental para o desenvolvido de qualquer cidade ou país em todo o mundo, ela garante que o desejo da maioria seja atendido e por isso é necessário que todos tenham acesso ao voto.

O voto é elemento de grande importância para esse sistema, somente através dele se faz saber quais são os elementos que fazem parte do mesmo, fazendo com que um espaço seja mais justo para todos, permitindo assim um ambiente mais equilibrado.

Respondido por nathy12silva
3

Explicação:

Um rico ateniense navegava com outros passageiros. Veio uma forte tempestade e o barco virou. Enquanto todos os seus companheiros lutavam nadando contra as ondas, o ateniense não parava de invocar Atena, prometendo-lhe uma oferenda atrás da outra se ela o salvasse. Um dos náufragos, que nadava a seu lado, disse-lhe: - Convoca Atena e também teus braços. Ao procurar socorro convocando os deuses, é bom também fazermos nossa parte.

Por sua vez, como sabemos, a democracia é o governo em que o povo exerce a soberania, comprometendo-se com a liberdade e a igualdade social. A luta democrática não pode ser eventual, mas permanente. Para tanto, seria bom refletir sobre a conclusão da citada fábula. Ademais, democracia não significa apenas colocar um voto na urna ou digitar um número. Trata-se de um processo bem mais amplo, onde a participação popular, a recusa ao fanatismo, a defesa das minorias e da pluralidade, o respeito aos dispositivos constitucionais são atitudes fundamentais. Dessa forma, não basta pedir ajuda dos deuses, como na fábula citada, mas também fazermos a nossa parte, mediante o exercício da atividade política, no seu sentido amplo, não apenas no aspecto eleitoral.

Em reunião realizdaa na cidade do México, semana passada, tivemos a oportunidade de participar de um seminário sobre a realidade econômica e social da América Latina. Foram discutidos temas relacionados com a Alca, desemprego, narcotráfico, questão social, distribuição de renda, dentre outros. No entanto, o assunto que despertou a maior atenção foi a situação da democracia nos Estados da América Latina. A maioria dos países representados passou por momentos autoritários até os anos 80. Os movimentos de redemocratização permitiram melhores condições, notadamente no tocante aos aspectos ético e moral em razão da transparência inerente às democracias. É claro que a situação socioeconômica latino-americana ainda é muito grave, porém a desejada independência dos Poderes constituídos, a liberade de imprensa, a auto-estima e a consciência dos direitos e obrigações das pessoas, são pontos básicos para a consolidação da democracia e, em conseqüência, a certeza de uma melhor qualidade de vida. Vale ressaltar que a pior democracia é preferível à melhor ditadura, dentro da perspectiva de liberdade e de uma visão estratégica.

Por fim, cabe lembrar Noberto Bobbio, defensor da democracia, dos direitos individuais e da lei, ao analisar o “liberal-socialismo”, destaca idéias compatíveis com a liberdade, a igualdade de oportunidades e a justiça social.

Perguntas interessantes