Qual a importância da cultura brasileira?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O que é cultura?
O conceito de cultura é complexo. A maioria dos pesquisadores que se debruçou sobre esse termo, o concebeu a partir de sua visão e experiência com o mundo. Veja, por exemplo, os estudos de Stuart Hall sobre a cultura e representação ou sobre cultura e identidade. Um dos mais referenciados no assunto neste século, Hall entende a cultura como tudo aquilo que é representado, ou seja, a nossa fala, nossa maneira de se vestir e nossos hábitos e costumes — gosto musical, gastronômico etc.
A nossa fala pelo fato de que representamos uma convenção linguística que foi constituída ao longo da evolução histórica e social. Nossa maneira de se vestir e nossos hábitos e costumes, considerando que isso é também uma forma de representar o legado cultural de outras gerações. Como exemplo, podemos citar a própria questão de celebrar certas datas culturais, como a páscoa, que remete, em termos gerais, a secular tradição da ressurreição de Jesus Cristo.
Mas o conceito de cultura não se esgota aí. Pesquisadores como Lúcia Santaella — professora da PUC de São Paulo — definem cultura a partir de duas óticas: erudita e popular.
A erudita é a cultura referenciada pelas classes cultas e a popular é a praticada pelas classes subalternas — dicotomia sustentada por Santaella. Até certo ponto, essa visão de cultura ainda prevalece nos dias de hoje. Porém, com menor força, devido ao avanço da tecnologia e do aparecimento da web, que dissolveu essas fronteiras, possibilitando que — quase — todos tivessem acesso a certos produtos culturais ditos “refinados”, que até então eram privilégios das classes letradas, como as obras de Da Vinci e de Van Gogh.
A importância da cultura para a nossa vida
Como vimos, a cultura possui significações variadas e a sua definição vai depender da forma como os pesquisadores a concebem, cada qual a seu modo. No entanto, isso não anula a sua importância para a sociedade e para nossa vida, especificamente, pois é a partir dela que o mundo que a gente vive passa a fazer sentido.
A cultura, como disse Stuart Hall, é o elemento principal na constituição da identidade/sujeito, que é o que faz uma comunidade, seja local ou global, ser coesa e ter valor de distinção no mundo. Por exemplo, um grupo de indígena só se torna diferente em relação à sociedade moderna por conta de sua cultura, isto é, de seus elementos de distinção: seus costumes, hábitos e valores. Sem isso, para a sociedade ele não existe. É a cultura que nos torna únicos em relação ao mundo.