qual a importância da cor da Luz numa produção audiovisual
Soluções para a tarefa
Resposta:
A cor é importante pois por meio da paleta de cores é possível causar no espectador certos sentimentos e emoções.
Explicação:
É fundamental que todos os departamentos da equipe trabalhem sobre a mesma paleta de cores. Escolhendo a cor é que dará unidade visual ao filme. Assim como, as sub cores desta cor principal que se harmonizará com as demais nos planos. Criará um clima dramático que fará interagir todos os elementos narrativos contidos na imagem: texto, atuação, maquiagem, figurinos e cenários. O ideal é iniciarmos o processo montando uma paleta de cor proposta pela época dramatúrgica do filme.
Imaginemos uma história ambientada no século XIX onde a fonte luminosa dos ambientes eram lampiões, velas ou tochas de fogo. A cor predominante seria as variações entre os tons terrosos passando por todos os marrons até o vermelho. Não cabe num ambiente deste trabalharmos com tons pasteis difusos. Temos sempre que atentar as intenções propostas pelo enredo e os personagens envolvidos na trama. Buscamos isso no roteiro e nas intenções narrativas do diretor da obra audiovisual. Tal qual um pintor quando fixa um momento narrativo de uma cena no seu quadro, ele a localiza no tempo.
Tomemos como exemplo um quadro do pintor holandês Rembrandt: “A lição de Anatomia do Doutor Tulp”, pintado em 1632, o uso da cor cria o clima necessário à cena. Os oito personagens estão vestidos de preto, mas com volumosas golas brancas para dar realce aos olhares dos personagens. Seus rostos são iluminadas por uma luz branca, vinda do exterior. O cenário tem pouquíssimos elementos cenográficos e tudo indo para a penumbra escura. Rembrant, como um Diretor de Fotografia concentra-se no essencial da cena.
Para dar importância ao corpo do morto ele foi colocado na diagonal, (sobre uma mesa de madeira bruta, num tom amarronzado) ocupando quase todo o quadro, onde a maior parte da luz principal recai sobre o ventre e a púbis do morto. É coberto por um lençol branco para não dispersar o olhar do espectador da única cor forte (vermelho) do quadro: o braço dissecado pelo cirurgião. A maior parte da luz em quadro recai sobre o corpo do morto, a figura central da cena iluminada no limite de saturação da cor amarelecida. É uma demonstração do uso da cor como clima visual narrativo. E isso não acontece apenas com os pintores realistas.