História, perguntado por PesteNegra2, 7 meses atrás

Qual a importância da Conjuração Mineira (1789), Revolta dos Búzios (1798) e a Insurreição Pernambucana (1817) como movimentos anticoloniais na América Portuguesa?

Soluções para a tarefa

Respondido por mariakailaine154
93

Resposta:

Ao longo do século XVIII, observamos o desenvolvimento de diversas situações de conflito envolvendo os colonos brasileiros e a administração metropolitana. Nessa época, a ampliação dos impostos, o rigor da fiscalização decorrente da exploração aurífera e a decadência do açúcar foram alguns dos motivos que cercaram a ocorrência dessas revoltas. Para alguns, isso indica o desenvolvimento de um processo que contribuiu para o processo de independência brasileiro

Respondido por heloisagoncalves745
36

A importância de movimentos anticoloniais na América Portuguesa, a exemplo da Conjuração Mineira (1789), Revolta dos Búzios (1798) e a Insurreição Pernambucana (1817), é a sua contribuição para o processo de desvencilhamento com a metrópole portuguesa.

Durante o período colonial havia a insatisfação dos colonos brasileiros com a gestão portuguesa, que enriquecia grandiosamente devido às explorações empreendidas na colônia, muito intensificada com as descobertas de abundantes jazidas de ouro, especialmente em Minas Gerais.

Muitos desses movimentos tinham caráter separatista, ou seja, almejavam cortar os vínculos com Portugal, sem ter necessariamente, a vontade de uma independência verdadeira, esse processo foi uma consequência, auxiliada pela vontade de se fortalecer a economia interna.

Fique por dentro do assunto:

https://brainly.com.br/tarefa/6494142

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes