qual a importância da ciência na fertilização do solo
Soluções para a tarefa
Resposta:
O solo precisa de nutrientes para produzir – fundamentalmente, de cálcio, magnésio, fósforo e potássio. E, ao produzir, “exporta” esses nutrientes para a planta. Diferentes culturas absorvem diferentes quantidades de nutrientes do solo. A produtividade do solo também depende da frequência de chuvas, pois a água da chuva também leva nutrientes embora. E dependendo do tipo de solo, essa perda pode ser maior ou menor.
Se nutrientes são removidos do solo na colheita, ou se são dispersados com a água das chuvas, eles precisam ser repostos por meio da adubação. Cabe ao engenheiro agrônomo recomendar ao agricultor os insumos e as quantidades necessárias para repor as perdas.
A ciência proporcionou a evolução da chamada “agricultura de precisão”, que chegou ao Brasil no início dos anos 1990. Baseada no gerenciamento das informações coletadas no campo, a agricultura de precisão experimentou um grande avanço com a introdução dos sistemas de navegação por satélite e o uso de imagens georreferenciadas na agricultura, que permitiram a geração de mapas de produtividade.