Qual a importância da China no mundo depois da Guerra Fria?
Soluções para a tarefa
A idéia central do artigo é que o fim da Guerra Fria no final da década de 1980 não deve ser interpretado como um episódio e sim como parte de um amplo processo de mudança. A partir desta idéia, tenta-se demonstrar, por meio de visões expressas em várias obras e artigos, que o processo que levaria ao fim da Guerra Fria já estava em andamento quase duas décadas antes de 1989. Na parte final, propõe-se a lógica da ação coletiva de Olson e o descompasso no desenvolvimento das regiões como instrumentais teóricos para compreender o caráter eminentemente instável da ordem internacional. A conclusão é que a complexa agenda internacional da realidade contemporânea não é muito diferente da que predominava na última década da Guerra Fria, mas a forma como as questões são percebidas e encaminhadas se modificou substancialmente.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Explicação:
após o fim da união soviética, o sistema socialista/comunista se tronou desprivilegiado e mesmo assim, a China conseguiu ascender e nos dias atuais é a segunda maior potência econômica mundial.
A China conseguiu aliar,em 1984, o sistema comunista com o neoliberalismo,ou seja,a abertura ecômica e comercial para outros países. Nesse ano,o Partido Comunista criou a ''política de portas abertas'' , controlada pelo governo e que auxiliou muito na modernização industrial do país. Dessa maneira, a China se tornou a maior exportadora de bens de consumo do mundo e segunda maior potencia.
A China é um país socialista e está atrás apenas dos EUA, que é capitalista. Assim, podemos observar a relação com a Guerra Fria,que acabou com a derrota do comunismo,mas sem acabar com ele,já que ele se afirmou bem pelo cenário economico atual chinês.