Qual a importância da cartografia para o desenvolvimento da economia e das relações políticas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os Geógrafos são profissionais que têm ganhado cada vez mais destaque e importância no mercado Brasileiro. Pensando nisso, elaboramos uma entrevista com Paulo Menezes, doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Manoel Couto Fernandes, doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, para saber mais sobre a importância dos estudos cartográficos e as perspectivas da área.
Comunitexto: Qual a importância dos estudos cartográficos para os geógrafos?
Paulo Menezes e Manoel Couto Fernandes: Face à Geografia, a Cartografia apresenta-se funcionalmente, como uma ferramenta de apoio, permitindo, por seu intermédio, a espacialização de toda e qualquer tipo de informação geográfica. Desta forma, para o geógrafo, é imprescindível o conhecimento dos aspectos básicos da cartografia bem como dos fundamentos de projeto de mapas. O cartógrafo geográfico deve ser distinto de outras áreas de aplicação da Cartografia, pois a sua representação pode ser considerada ao mesmo tempo como ferramenta e, ao mesmo tempo, produto do geógrafo.
O geógrafo como cartógrafo, deve perceber a perspectiva espacial do ambiente geobiofísico, tendo a habilidade de abstrai-lo e simboliza-lo. Deve conhecer projeções e seleciona-las; ter a compreensão das relações de áreas e também conhecimentos da importância da escala na representação final de dados e informações.
Por outro lado deve ter a capacidade, devido à intimidade com a abstração da realidade e sua representação, de avaliar e revisar o processo, visando facilitar o entendimento por parte do usuário final. É fundamental a sua participação no projeto e produção de mapas temáticos, associando também a representação de outros tipos de informações, tais como sensores remotos.