Administração, perguntado por MaahSouza1103, 1 ano atrás

Qual a importância da burocracia, conceituada por Max Weber, para a administração pública brasileira?
Que benefícios ela trouxe para a evolução da prestação de serviços públicos no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por Silk3000
3
O Brasil surgiu como Estado patrimonialista, seguindo a administração lusitana, onde vigorava o “paternalismo e nepotismo que empregava os inúteis letrados” (MARTINS, 1997a). Assim permaneceu no período colonial, imperial e mesmo na República Velha (1889 a 1930).Somente em 1936, no governo Vargas, Maurício Nabuco e Luís Simões Lopes realizaram uma reforma administrativa seguindo os modelos vigentes, especialmente na Europa, e implementaram a administração pública burocrática brasileira ao criarem o Conselho Federal do Serviço Público Civil, posteriormente transformado no Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) em 1938 com o Decreto-Lei nº 579 (BRESSER-PEREIRA, 2011, p. 164).A administração pública burocrática também é chamada de modelo racional-legal, ou modelo burocrático weberiano, pois Max WEBER, nas obras A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo (1904) e Economia e Sociedade (1922, póstuma), foi quem melhor analisou e definiu suas bases.
Respondido por dylomba
5

Resposta:

A importância - A adoção da Burocracia na administração pública veio para substituir a administração patrimonialista, que definiu as monarquias absolutistas, nas quais o patrimônio público e o privado eram confundidos, o que gerava situações de nepotismo e o empreguismo, sementes da corrupção. Para evitar este tipo de situação, Max Weber propôs a Burocracia, com a clara separação entre o Estado e os indivíduos, distinguindo-se o público do privado, separando o político do administrador público.

Os benefícios - A burocracia nasceu da evolução das relações de produção, mais especificamente junto ao crescimento do capitalismo. Traz o conceito de impessoalidade, de imposição das normas e regras como algo mais importante do que as preferências pessoais e de grupos, as quais se baseavam nos seus interesses. A burocracia veio para trazer racionalidade ao processo decisório e diferenciar o público do privado.

Explicação:

Perguntas interessantes